ESTUDO COLOCA SÃO BERNARDO DO CAMPO COMO A 16ª MELHOR CIDADE PARA SE VIVER NO BRASIL
Em um ranking divulgado em 31 de outubro, o estudo nacional Macroplan Analytics colocou São Bernardo do Campo na 16ª posição entre as 100 maiores cidades do Brasil para se viver. Baseada na oferta de serviços públicos, a cidade obteve uma pontuação de 0,692 no índice geral, superando municípios do Grande ABC, como Santo André e Diadema.
Das sete cidades do Grande ABC, apenas quatro aparecem na lista: além de São Bernardo, Santo André figura na 23ª posição, Diadema na 30ª e Mauá na 34ª. Maringá (PR) ocupa o primeiro lugar, seguida por Franca (SP), Jundiaí (SP), Uberlândia (MG), Curitiba (PR), Cascavel (PR), São José dos Campos (SP), Piracicaba (SP), São José do Rio Preto (SP) e Barueri (SP), que completam o top 10.
O ranking é baseado no Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que compara as 100 maiores cidades do Brasil (acima de 273,5 mil habitantes). O índice considera 15 indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade, permitindo acompanhar a evolução de cada cidade entre 2010 e 2023.
As 100 cidades analisadas representam 38,6% da população brasileira, com 78,3 milhões de habitantes; 44,2% do PIB nacional (R$ 4 trilhões); e concentram 52,3% dos empregos (27 milhões de postos de trabalho). O resultado completo do ranking pode ser conferido no site oficial do DGM: www.desafiosdosmunicipios.com.br
foto: Beto Santos