EVENTO “TECENDO REDES PELA VIDA” SENSIBILIZA PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE SÃO BERNARDO A REFLETIR SOBRE O SETEMBRO AMARELO

Atividade contou com apresentação teatral, exposição de trabalhos artísticos e diversas oficinas temáticas, para debater os cuidados em saúde mental da população e dos próprios funcionários
Um evento de acolhimento, intersetorialidade, valorização da vida, promoção de saúde mental, cuidado ao trabalhador e prevenção ao suicídio, aberto a todos os profissionais de saúde da rede municipal de São Bernardo. Este foi o “Tecendo Redes pela Vida”, realizado pela Secretaria de Saúde de São Bernardo nesta quarta-feira (10/09), no auditório da Faculdade de Direito de São Bernardo. Cerca de 100 pessoas participaram das atividades. A ação teve também transmissão online.
A programação contou com uma mesa de apresentação, composta pelo secretário de Saúde do município, Dr. Jean Gorinchteyn, o secretário adjunto de Saúde, Dr. Romero Lima, e as diretoras dos Departamentos de Atenção Especializada, Camila Cavalca, e de Apoio à Gestão, Nikelly Silva. Participaram também a assessora de direção do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Andressa Meloni Ruiz, e representando o Departamento de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, a diretora Angela Fernando.
Foi apresentada uma peça de teatro sobre conscientização em relação aos sinais que diversas pessoas dão antes de tentar e/ou cometer suicídio, com um momento de debate e reflexão com os presentes sobre cuidados e manejos de pessoas com esse quadro. Ao longo do dia, os profissionais puderam participar de diferentes oficinas temáticas sobre saúde mental de grupos populacionais, como mulheres, homens, população negra, população LGBT, população em situação de rua, crianças e adolescentes.
O secretário Jean Gorinchteyn abriu as falas da mesa agradecendo a presença dos profissionais da rede no evento, mas, principalmente, a dedicação de cada um deles no atendimento à população. “Uma equipe que está ali na ponta, e a gente sabe o quanto é nessa ponta que as pessoas efetivamente trazem seus problemas e precisam e merecem ser cuidadas. Mas a nossa preocupação não é só com os nossos pacientes. Quando nós falamos do acolhimento, da saúde mental, sabemos a importância de que vocês também sejam cuidados e acolhidos”, afirmou.
“No mundo temos, hoje, um bilhão de pessoas com transtornos mentais. Ansiedade, depressão, no nosso meio, pelo menos 12% dessas pessoas também sofrem com esses transtornos. Infelizmente, 5% delas são transtornos mais altos. Nós precisamos de vocês. E vocês contem conosco”, completou o titular da Pasta.
TRABALHO EM CONJUNTO – A assessora de direção do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Andressa Meloni Ruiz, destacou que o evento foi construído a muitas mãos, pela colaboração de todos os departamento da Secretaria de Saúde, com objetivo de lançar um olhar sobre a promoção da saúde mental e para a prevenção dos agravos relacionados a esse assunto, ao mesmo tempo tão importante e delicado. “Que dessa maneira a gente chegue de uma forma efetiva aos nossos funcionários e também à nossa população”, finalizou.
Gestor do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) III Alvarenga, Daniel Ramos frisou a importância do evento para todos os profissionais de saúde. “Os pacientes com questões de saúde mental não estão só nos CAPS. Eles chegam pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), e é importante que toda a equipe esteja pronta, preparada, para atender essas pessoas”, pontuou.
Confira a programação ao longo do mês das ações do Setembro Amarelo no link https://encurtador.com.br/vqBB5.