EX-DELEGADO-GERAL RUY FERRAZ FONTES É MORTO A TIROS NA PRAIA GRANDE

O ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, 63 anos, foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (15), em Praia Grande, no litoral paulista. O crime ocorreu por volta das 18h, na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Nova Mirim.
Segundo informações iniciais, o carro de Ferraz era perseguido por outro veículo. Durante a fuga, o automóvel colidiu com um ônibus e capotou. Três homens armados desceram do carro perseguidor e atiraram contra o delegado, fugindo em seguida. O Samu foi acionado e constatou a morte no local.
De acordo com o g1, um homem e uma mulher que passavam pela via também foram baleados e socorridos. Eles foram atendidos na UPA Quietude e depois transferidos ao Hospital Municipal Irmã Dulce, sem risco de morte.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) lamentou “com profundo pesar” a morte de Ruy Ferraz Fontes e informou que equipes estão em diligência para identificar e prender os envolvidos.
Carreira e combate ao PCC
Graduado e pós-graduado em Direito pela Faculdade de São Bernardo, Ferraz acumulava mais de quatro décadas de carreira na Polícia Civil. Foi titular de delegacias e departamentos como DHPP, Denarc e Deic, além de comandar o Decap.
Segundo o g1, sua atuação no Deic, no início dos anos 2000, foi decisiva no combate ao PCC, incluindo as investigações que mapearam a facção e as prisões de lideranças. Ele também teve papel central durante os ataques de maio de 2006 em São Paulo.
Entre 2019 e 2022, como delegado-geral, liderou a transferência de chefes do PCC para presídios federais em outros estados, estratégia considerada fundamental para enfraquecer a organização criminosa dentro das cadeias.
Atualmente, Ferraz ocupava o cargo de secretário de Administração de Praia Grande, função assumida em 2023.