A cada mês um artista irá mostrar obras na Casa Fox, antiga residência dos ferroviários na parte baixa da vila inglesa

Com o objetivo de valorizar os trabalhos dos artistas de Paranapiacaba e agregar novos sentidos ao patrimônio histórico, cultural e ambiental da vila inglesa, está em andamento a exposição itinerante Arte no Museu. 

O projeto idealizado pela moradora Brida Cezar reúne 18 artistas que vão expor as obras até abril de 2027. Cada mostra ficará à disposição dos visitantes durante um mês nas dependências da Casa Fox, a antiga residência dos ferroviários da empresa São Paulo Railway Company.

“Esta é mais uma novidade da atual gestão da Subprefeitura. Estamos contemplando quem vive na região ou tenha algum vínculo com o nosso patrimônio histórico. A sensibilidade de cada artista traz diferentes olhares sobre a Vila, cada qual com sua arte”, afirma o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.

O primeiro a exibir as obras foi Tony Gonzagto, autor de quadros, esculturas e objetos de temáticas diversas, desde a pré-história até tramas infinitas de bordados. Morador da Vila há mais de 20 anos, é formado pela Escola de Belas Artes de São Paulo.

A partir de dezembro será a vez de Felix dos Santos, 73 anos, antigo ferroviário e morador de Paranapiacaba desde 1972, responsável pela criação de grande parte das placas de madeira instaladas no comércio local.

As exposições serão organizadas pela curadoria da escritora Brida Cezar, que será a última a participar do Arte no Museu. “Será lançado após a finalização do projeto  um livro de arte, que também funciona como catálogo. O mesmo conta com apoio da Prefeitura de Santo André e a colaboração dos artistas que estão cedendo as obras temporiamente para o museu”, relata.

As visitas ao museu são monitoradas. Há cobrança de valor simbólico por pessoa.


Serviço

Arte no Museu

Local: Casa Fox

Endereço: Avenida Fox, s/nº – Parte baixa de Paranapiacaba

Aberta aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h. Durante a semana somente com agendamento prévio por meio dos monitores

Entrada: R$ 6 por pessoa (R$ 3 meia-entrada)

CRONOGRAMA DAS EXPOSIÇÕES:

Novembro de 2025: Tony Gonzagto 

Dezembro de 2025: Félix dos Santos

Janeiro de 2026: Zé Mário Francisco

Fevereiro de 2026: Francisca Cavalcanti [em memória]

Março de 2026: Anita Carvalho

Abril de 2026: Regina Miguel 

Maio de 2026: Wal Volk

Junho de 2026: Sérgio Chistou

Julho de 2026: Rosana Martim

Agosto de 2026: Juliana Flaminio

Setembro de 2026: Paulo Riscala

Outubro de 2026: Cristina Teles

Novembro de 2026: Marino Bedin

Dezembro de 2026: Ale Oshiro

Janeiro de 2027: Daniela Bergamini

Fevereiro de 2027: Rapha Rodrigues

Março de 2027: Lisa Caboclo

Abril de 2027: Israel Lopes

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.