EXPOSIÇÃO “TRADIÇÕES GASTRONÔMICAS” SEGUE EM CARTAZ NO MUSEU DE ARTE POPULAR DE DIADEMA

EXPOSIÇÃO “TRADIÇÕES GASTRONÔMICAS” SEGUE EM CARTAZ NO MUSEU DE ARTE POPULAR DE DIADEMA

Com curadoria do Professor Dr. Carlos Zibel, a mostra reúne fotografias, peças históricas e acervos culturais em uma imersão nas tradições alimentares do Vale do Ribeira.

Entre montanhas cobertas pela Mata Atlântica e as águas do Rio Ribeira de Iguape, o Vale do Ribeira abriga uma rica combinação de saberes, sabores e histórias de resistência. É esse território que inspira a exposição “Tradições Gastronômicas”, em cartaz até 1º de julho no Museu de Arte Popular, localizado no Centro Cultural Diadema, com visitação gratuita.

Com curadoria do Professor Dr. Carlos Zibel, a mostra propõe uma imersão sensorial e cultural no universo alimentar do Vale, combinando fotografias autorais, peças históricas e acervos culturais que destacam práticas e tradições gastronômicas ancestrais e contemporâneas da região. A expografia inclui recursos audiovisuais, objetos da cultural local, fotografias, elementos sensoriais e espaços cenográficos, que convidam o público a percorrer microterritórios gastronômicos, modos de vida e histórias de diferentes povos — indígenas, quilombolas, caiçaras e imigrantes — que compõem o mosaico cultural do Vale.

Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o Vale do Ribeira é explorado na exposição por meio de três eixos principais: o povoamento inicial da região, os encontros culturais que moldaram sua gastronomia, e as expressões alimentares contemporâneas que seguem vivas em comunidades tradicionais.

A secretária de Cultura de Diadema destaca a importância da parceria entre o município e as instituições culturais do estado. “Receber a exposição Tradições Gastronômicas em nosso Museu de Arte Popular é uma honra para a cidade de Diadema. Essa mostra valoriza um dos territórios culturais mais ricos do nosso estado e promove o reconhecimento de saberes e práticas alimentares ancestrais que se reinventaram ao longo do tempo”, explica. “Essa é uma ação que fortalece o papel da cultura como vetor de identidade, pertencimento, inclusão e desenvolvimento sustentável”, conclui.

“Tradições Gastronômicas” também reforça o compromisso com a acessibilidade e inclusão, com textos de fácil leitura e ações formativas articuladas com escolas, instituições de ensino e coletivos locais, ampliando o acesso à memória alimentar como patrimônio vivo.

A iniciativa é realizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e pelo ISPAC –  Instituto São Paulo de Arte e Cultura.

Conheça os fotógrafos:Adriana OrtegaFormada em Artes Plásticas pela UEL, atua como fotógrafa há dez anos, com destaque para registros do Vale do Ribeira desde 2017. Participou de exposições no Museu Municipal de Iguape e na Fábrica de Cultura 4.0 – Iguape.
Instagram 

David MartinFotógrafo autodidata com mais de uma década de atuação, tem como foco a fotografia de culinária. Trabalha com a chef Aline, do projeto Paladar Raiz.
Instagram 

Giuliane CubasArtista plástica, fotógrafa e professora de artes. Sua obra destaca o patrimônio histórico-cultural de Cananéia e sua ligação com o cotidiano caiçara.
Instagram

Maria Fernanda Camargo de Carvalho (Mafê)Docente em Cananéia, formada em Pedagogia e Ciências Biológicas, com atuação em educação ambiental. Utiliza a fotografia como ferramenta pedagógica. Medalha de ouro na Olimpíada Brasileira do Oceano 2024.
Instagram

Maurício VellosoFotógrafo com atuação no Vale do Ribeira desde 2002. Trabalha com eventos, ensaios e projetos socioculturais ligados ao terceiro setor.
Instagram 

Reinaldo José MeneguimCom 30 anos de experiência, documentou atividades culturais da ONG Abaçaí e o programa Revelando SP. Também é luthier e integrante de coletivos culturais.
Portfólio 

Ricardo GhionFotógrafo há mais de 20 anos, com foco em fotografia corporativa, sustentabilidade e meio ambiente. Sua obra busca unir arte e consciência ecológica.
Instagram 

Tiago Dias de SiqueiraFotógrafo, filmmaker e cicloviajante. Retrata paisagens e personagens da América do Sul, com atenção às narrativas populares e culturais.
Instagram

Acompanhe o projeto nas redes sociais: https://www.instagram.com/sparteecultura

ServiçoExposição Imersiva “Tradições Gastronômicas”
Período da exposição: Até 1º de julho
Horário de Visitação: De segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h
Vernissage: 9 de maio, às 19h
Local: Museu de Arte Popular – MAP – Rua Graciosa, 300 – Centro, Diadema – SP
Público: Livre

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.