Serão ofertadas 200 vagas, divididas entre os cursos gratuitos de gestões Financeira, Pública e Ambiental e Marketing Digital; as provas serão às 10h e às 14h, e os candidatos terão ponto de suporte na entrada 

O segundo vestibular da Faculdade Municipal São Bernardo, programa criado pela gestão do prefeito Marcelo Lima, e que tem gestão acadêmica da Universidade São Judas, será realizado neste domingo (7/12). O processo seletivo conta com 2.697 inscritos, que disputam 200 vagas distribuídas entre quatro cursos gratuitos de tecnólogos – 50 para cada um: gestões Pública, Ambiental e Financeira e Marketing Digital. 

As provas serão aplicadas presencialmente, na unidade São Bernardo da Universidade São Judas, em dois horários: às 10h e às 14h, conforme escolha realizada pelo candidato no ato da inscrição. A organização do processo alerta os inscritos sobre os horários, já que os portões serão abertos uma hora antes do início das provas e fechados no momento em que forem começar.

Os aprovados vão se juntar aos 200 alunos da primeira turma, selecionados em julho e que estão às vésperas de encerrar o primeiro semestre dos cursos semipresenciais, cujas aulas são realizadas no polo da Rua Marechal Deodoro, 1.058, no Centro de São Bernardo. O prédio, que é da Prefeitura e ficou abandonado nos últimos anos, teve o térreo reformado e adaptado para receber os classificados no vestibular de julho; agora, as intervenções em todos os andares estão em fase final.  

APOIO – Assim como aconteceu nas provas do ENEM, o prefeito Marcelo Lima decidiu colocar uma estrutura na entrada da São Judas para acolhimento e suporte aos candidatos, em caso de necessidade. Assim, na tenda onde estarão equipes das secretarias de Educação e da Saúde serão distribuídas barras de cereal, água e caneta, além da oferta de atendimentos psicológico e massagem, serviços para auxiliar aquelas pessoas que chegam mais tensas para a prova.

“A procura por esse suporte no ENEM, iniciativa inédita na administração, mostrou que é muito importante a Prefeitura estar junto em momento tão especial para tantas pessoas que buscam realizar o sonho de fazer um curso Superior. Estamos muito felizes em ver o desempenho da primeira turma da nossa faculdade gratuita, e também pelo número de inscritos que vão fazer o vestibular neste domingo, que passou dos 2.600 candidato . Nem todos serão selecionados, mas peço que jamais desistam, porque nosso governo está sonhando junto com vocês, e a criação da Faculdade Municipal gratuita é um dos sonhos que já realizamos”, comentou o prefeito. 

BENEFICIÁRIOS – O Programa Faculdade Municipal São Bernardo contará com critérios de seleção de candidatos para matrícula inicial na instituição, destacando o conceito social da proposta. Entre os requisitos para garantir o benefício estão possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não ter formação em Ensino Superior.

Em caso de necessidade de desempate para classificação, serão considerados os seguintes critérios: 

– Melhor nota na redação do vestibular;

– Menor renda per capita familiar;

– Residir em região com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);

– Ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em unidade privada com bolsa integral da instituição.

Cronograma

● Vestibular: 7/12/2025 (domingo), às 10h ou às 14h

● Resultado preliminar: 15/12/2025

● Divulgação da lista de aprovados: 14/1/2026

● Matrículas: 19/1/2026 a 23/1/2026 (somente presencial)

● Matrículas vagas remanescentes – 26/1/2026 a 30/1/2026

Documentos obrigatórios para matrícula

● RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte

● Comprovante de escolaridade – Declaração de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar + certificado de conclusão

● Outros documentos que forem solicitados pela São Judas ou pela Prefeitura (ver lista no edital)

Plantão de matrículas (apenas na São Judas)

Serão realizadas de acordo com a inicial do nome

● 19 de janeiro – A a E

● 20 de janeiro – F a J

● 21 de janeiro – K a O

● 22 de janeiro – P a T

● 23 de janeiro – U a Z 

Local da prova

Endereço: Universidade São Judas – Unidade São Bernardo

Avenida Pereira Barreto, 1.479 – Bairro Baeta Neves

Apresentar um dos documentos (original):

● Carteira de Identidade (RG)

● Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

● Carteira de Trabalho (CTPS)

● Passaporte

Material necessário: caneta esferográfica azul ou preta.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.