FAKE: VÍDEO DE ONÇA-PARDA NÃO FOI GRAVADO EM SÃO BERNARDO; IMAGENS SÃO DE 2025, EM PARAIBUNA
Na última semana, circulou em grupos de WhatsApp e em páginas de notícias nas redes sociais um vídeo de uma onça-parda caminhando por uma estrada de terra. É falsa a informação de que as imagens teriam sido registradas na Estrada Velha de Santos, na região do Parque das Garças, em São Bernardo do Campo. O vídeo é verdadeiro, mas foi gravado em outro município.
A página de notícias São Bernardo Info apurou a origem das imagens e identificou que a gravação foi feita e publicada na internet em 29 de outubro de 2025, na região do Alto da Serra, em Paraibuna, no interior de São Paulo.
A Cedrap (Cooperativa de Eletrificação da Região do Alto Paraíba) foi responsável pelo registro do animal na natureza. Segundo a cooperativa, durante um trabalho de leitura, os leituristas Thiago e João Vitor cruzaram com a onça-parda pelo caminho.
“Trabalho tão perto da natureza é também viver cenas que tiram o fôlego”, dizia a legenda da publicação feita na época.
JÁ HOUVE REGISTRO DE ONÇA-PARDA EM SÃO BERNARDO?
Em maio deste ano, uma onça-parda foi filmada na região da Represa Billings, no Riacho Grande, em São Bernardo. Divulgado pelo portal na época, o registro foi feito pela pescadora Shirley Aparecida Torresini, que estava pescando de barco na região.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-17, Orlando Feliciano, afirmou ao portal que as imagens feitas pela pescadora mostravam a maior onça-parda já registrada em vídeo no território da Represa Billings.
Na época, o local exato onde o animal foi avistado não foi divulgado por questões de segurança e preservação da espécie.
Vídeo: cedrap_coopeletrificacao



