FAMÍLIA, ESPORTE E ACOLHIMENTO: SESI SÃO BERNARDO PROMOVE SIMPÓSIO SOBRE OS DESAFIOS E O APOIO À MULHER ATLETA

Evento reforça o compromisso do SESI-SP em oferecer suporte integral às suas esportistas, compreendendo que o rendimento está diretamente ligado ao cuidado com a saúde física, emocional e social dessas jovens

O Sesi São Bernardo do Campo sediou, no dia 02 de agosto, o Simpósio “Família da Mulher Atleta”, um encontro acolhedor e transformador que reuniu pais, mães e responsáveis de atletas da Natação e de outras modalidades do programa SESI Esporte, além de especialistas em desenvolvimento esportivo e saúde.

O evento também contou com a presença do gerente de Esporte e Lazer do SESI-SP, André Avallone, da gerente regional Roberta Borrego, além de profissionais convidados de áreas como treinamento esportivo, diversidade, saúde e gestão do esporte, que integraram uma programação pensada para fortalecer os vínculos entre o projeto educacional-esportivo e as famílias. A nutricionista Ana Beatriz Barrella, que atende à Seleção Brasileira de Natação, falou sobre autoimagem e nutrição esportiva voltada ao alto rendimento. Já a médica Thatiana Parmigiano, primeira ginecologista brasileira a obter o título de especialista em Medicina do Esporte, debateu sobre as peculiaridades e ampla atuação na saúde da mulher atleta. 

Com o objetivo de promover reflexões profundas sobre o papel da família no desenvolvimento da atleta mulher, o simpósio abordou temas fundamentais como exposição do corpo em modalidades como a Natação e Ginástica Artística, assim como saúde hormonal, assédio e os impactos dessas questões no desempenho, treinamento e bem-estar das meninas e mulheres no esporte. 

Para a coordenadora de Desenvolvimento do Esporte do SESI-SP, Jaqueline de Faria Franca Leite, encontros como este são de grande importância para dar base a todo trabalho que é desenvolvido com as meninas, desde sua iniciação à prática esportiva. “Acreditamos, fielmente, que a família é forte aliada para garantir que a atleta permaneça bem e alcance os melhores resultados possíveis“, destacou. Ela também lembrou que a história da Natação no SESI-SP começou com um time feminino, foi crescendo e, hoje, a instituição conta com grandes nomes na modalidade. 

É muito importante o que está acontecendo aqui. É a gente enxergando além da atleta, vendo as dificuldades que elas passam, que são muitas, seja nos ambientes de competição, seja no dia a dia. E nesses momentos a família é mais importante que nunca. Por isso, quero que vocês se sintam valorizados, acolhidos e amparados pelo SESI. É toda uma equipe de profissionais cuidando para que essa formação seja leve, produtiva e positiva“, enfatizou a gerente Roberta Borrego.

Paloma Layla Pereira dos Santos, mãe da jovem atleta Letícia, destacou o quanto o esporte fortalece sua filha não só fisicamente, mas emocionalmente. “O esporte está fazendo um bem danado para minha filha. Ela se sente incluída, segura, com autoestima lá em cima. Como mãe, ver isso é uma alegria imensa“, compartilhou. Já Marlene de Oliveira Almeida, mãe da Rafaela de 15 anos, compartilhou sobre a importância de encontrar no SESI um espaço de escuta e acolhimento. “Eu me senti parte de tudo. A gente, como mãe, às vezes tem medo, dúvidas, e esse evento me mostrou que não estou sozinha. O SESI está com a gente nessa caminhada“, disse. 

O Simpósio da Família da Mulher Atleta é uma iniciativa que visa fortalecer o diálogo entre família e esporte, reconhecendo o papel fundamental de pais, mães e responsáveis na trajetória de meninas e jovens atletas. Ele reforça o compromisso do SESI-SP em oferecer suporte integral às suas esportistas, compreendendo que o rendimento está diretamente ligado ao cuidado com a saúde física, emocional e social dessas jovens. A instituição segue empenhada em criar um ambiente seguro, respeitoso e estimulante para que cada menina possa alcançar seu máximo potencial, dentro e fora do esporte. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.