O programa Fantástico, da TV Globo, exibiu neste domingo (19) uma reportagem sobre o ex-secretário de Planejamento de Santo André e ex-subsecretário da Receita Municipal de São Paulo, Arnaldo Augusto Pereira, preso na última quarta-feira (15) em Mucuri, no litoral sul da Bahia.

De acordo com informações da Agência Brasil, Arnaldo foi condenado a 18 anos de prisão em 2019 por envolvimento na Máfia do ISS, esquema de corrupção que desviou mais de R$ 500 milhões da Prefeitura de São Paulo entre 2007 e 2013. Somadas, as penas do ex-secretário ultrapassam 45 anos de prisão.

Segundo o Ministério Público da Bahia (MPBA), ele vivia na cidade sob identidade falsa após forjar a própria morte para escapar do cumprimento da pena. O Ministério Público de São Paulo (MPSP) identificou a apresentação de uma certidão de óbito falsa, usada para extinguir as ações judiciais contra o ex-auditor fiscal e liberar bens em nome da família.

Ainda conforme o MPSP, Arnaldo recebeu R$ 1,177 milhão em propina para liberar a construção de um empreendimento residencial em Santo André. Ele já havia sido preso anteriormente, em 2019 e 2021, e também mentiu em um acordo de delação premiada.

Com a prisão, Arnaldo deve ser transferido para uma unidade prisional do estado de São Paulo, onde responderá também por falsificação de documentos.

📎 Fonte: Agência Brasil / Ministério Público de São Paulo / Ministério Público da Bahia / Rede Globo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.