FERROVIÁRIOS SUSPENDEM GREVE NAS LINHAS 11, 12 E 13 DA CPTM

FERROVIÁRIOS SUSPENDEM GREVE NAS LINHAS 11, 12 E 13 DA CPTM

Os trabalhadores das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidiram suspender a greve que teria início à 0h desta quarta-feira (26), mantendo-se em estado de greve. A decisão foi tomada em assembleia, após aceitação da proposta de paz apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) durante audiência realizada na terça-feira (25).

O desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, vice-presidente judicial do TRT-2, sugeriu que a paralisação fosse substituída por assembleias contínuas nas estações, com o objetivo de informar a população sobre os impactos da concessão das linhas à iniciativa privada e as possíveis ameaças aos postos de trabalho.

A proposta estabelece uma cláusula de paz com validade entre 0h de quarta (26) e 24h de sexta-feira (28). Durante esse período, os trabalhadores devem comparecer normalmente aos postos de trabalho, utilizando roupas pretas como forma simbólica de protesto — medida aceita pela direção da empresa.

Em contrapartida, a CPTM se comprometeu a:

  • Acionar o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese);
  • Disponibilizar trabalhadores da área administrativa para auxiliar nas estações;
  • Remanejar trens das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa para reforçar o transporte.

O acordo foi formalizado em audiência presencial na sede do TRT-2, em São Paulo, às 23h de terça-feira. Também ficou definido o encaminhamento para a criação de uma comissão com participação do sindicato, da CPTM, do Estado e representantes dos sindicatos dos Engenheiros e dos Trabalhadores Ferroviários de São Paulo.

Uma nova audiência está agendada para quarta-feira (26), às 16h, quando a CPTM deve apresentar a posição da diretoria quanto à formação dessa comissão.

📄 Processo: 1004265-75.2025.5.02.0000
Fonte TRT-2
Foto: Divulgação

#cptm #trt2 #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.