Quarta edição acontece dia 28/9 no Clube Mané Garrincha; entre as atrações estão basquete e ginástica artística adaptadas; público poderá participar de atividades no tatame, de vôlei sentado e sobre rodas

As inscrições para a 4° edição do Festival de Atividade Física Adaptada (FAFA) Primavera já estão abertas. Tradicional na cidade de Diadema, o evento ocorre dia 28/9, das 10h às 14h, no Ginásio do Clube Mané Garrincha (Rua dos Cariris, 195, no bairro Piraporinha). Podem participar alunos da Educação Inclusiva da rede municipal de ensino de Diadema e demais munícipes com deficiência. A inscrição deve ser feita pelo link https://l1nk.dev/dg8ZA, onde o interessado vai preencher um formulário.

Entre as atrações voltadas a pessoas com deficiência e suas famílias, estarão atividades esportivas e de lazer. São esperadas cerca de 200 pessoas com deficiência, além dos familiares, que terão à disposição diferentes atividades. Além de futebol, basquete e ginástica artística adaptadas, o público poderá participar de atividades no tatame, de vôlei sentado e sobre rodas.

Por fim, a diversão será garantida com uma Corrida do Sorvete, em que os participantes vão cumprir um percurso segurando um minicone com uma bola dentro, que será passado para outras pessoas.

Todas as dinâmicas, adequadas e adaptadas ao público-alvo, serão acompanhadas por professores da Secretaria de Esporte e Lazer e por professores e técnicos do Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS), instituição que oferece suporte pedagógico especializado aos estudantes da rede municipal de ensino com algum tipo de deficiência.

Araceli Bueno, professora de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer e uma das organizadoras do evento, que participa desde a primeira edição, afirma que o Festival é sempre emocionante. “Na edição de 2023, por exemplo, ouvi uma mãe dizer que estava vendo seu filho, um garoto autista nível de suporte três – que apresenta desafios significativos na comunicação e interação social – brincar com um bambolê. Naquele momento, senti que um dos objetivos do encontro tinha sido cumprido.”

A professora lista os benefícios e oportunidades que o FAFA promove entre os participantes. “A pessoa com deficiência vai poder participar de atividades que muitas vezes não tem acesso, e isso em um ambiente acolhedor, onde todos entendem suas dificuldades e necessidades. E, o mais importante, no FAFA ele também brinca e cria memórias afetivas valiosas com sua família.”

Os participantes vão receber medalha e lanche e o transporte até o local será feito por ônibus ou vans da Prefeitura.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.