FESTIVAL DE CINEMA PARANAPIACABA RETORNA À VILA HISTÓRICA COM MAIS DE 60 FILMES INDEPENDENTES 

Reconhecido por reunir plateias lotadas, o evento já chegou a atrair cerca de 1.500 pessoas ao longo de suas sessões. A programação deste ano acontece entre os dias 19 e 21 de junho, com exibições de 63 curta-metragens, atividades formativas, debates e atrações gratuitas. 

Após sucesso da edição anterior, Festival de Cinema Paranapiacaba reunirá 63 curtas de todo o país no Cine Lyra 

De 19 a 21 de junho de 2026, a famosa vila ferroviária de Santo André volta a receber o Festival de Cinema Paranapiacaba (@festcineparanapiacaba), no Cine Lyra, uma das salas de cinema mais antigas do Brasil. Localizado na Sociedade Recreativa Lyra da Serra, construída no início do século XX, e reaberto ao público em 2024 após décadas de silêncio, o espaço volta a ser ocupado por filmes, encontros e conversas, aproximando a memória de um dos cinemas mais antigos do país das novas histórias que ajudam a contar o Brasil de hoje. 

Durante três dias, o Festival de Cinema Paranapiacaba transforma o histórico Cine Lyra em ponto de encontro para quem faz, pensa e gosta de cinema. A programação reúne mais de dez sessões com produções de diferentes regiões do país, entre ficções, documentários, animações e obras voltadas ao público infantil. Ao todo, serão exibidos 63 filmes curta-metragens selecionados entre mais de 750 inscrições recebidas para esta edição, que concorrem ao Troféu Cambuci em quinze categorias. 

A abertura, no dia 19 de junho, a partir de 13h, combina reflexão e celebração. A Conferência de Cinema Urgente, realizada em parceria com o SEBRAE e a Cineforma, promove debates sobre temas que atravessam o audiovisual contemporâneo, como prestação de contas, sustentabilidade, distribuição independente e inteligência artificial. Às 19h, o curta FrutaFizz vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado de 2025 e único representante brasileiro no Festival de Clermont-Ferrand deste ano (maior festival de curtas do mundo), inaugura a programação de exibições, seguida por uma conversa como o diretor Kauan Okuma Bueno sobre os caminhos futuros do cinema brasileiro. 

No sábado (20), as sessões ocupam o dia inteiro iniciando às 10h com sessões especiais para crianças, e depois passando por diferentes gêneros, formatos e perspectivas. Entre os destaques está a Mostra Competitiva, com premiações, além da exibição às 15h30, do filme Vingança, seguida de uma aula especial com o diretor Eduardo Campos e a diretora Mari Campos, que compartilham experiências sobre criação, trajetória artística e os diálogos entre novas vozes e nomes já consolidados do audiovisual nacional.

O domingo (21) reúne as últimas exibições e a cerimônia de premiação dos vencedores do Troféu Cambuci, que concorrem nas categorias técnicas, além dos escolhidos na Menção Honrosa e Júri Popular. O encerramento acontece ao som do espetáculo Audacioso, em que o Conde Favela Sexteto mistura jazz e experimentações eletrônicas, com participação especial do DJ B8.

Antes da cerimônia de premiação, às 18h, o festival abre espaço para olhar adiante. Na mesa O Futuro Vem do Agora, Rosa Caldeira (Perifericu,2019), que é cineasta, e o mediador Lucca Nardone conversam sobre os desafios, permanências e possibilidades de seguir fazendo cinema em um cenário em constante transformação. Um encontro dedicado a pensar não apenas os filmes de hoje, mas também os caminhos que ajudarão a construir o audiovisual de amanhã. 

Para além da tela, o festival amplia sua relação com o território através de passeios guiados pelo patrimônio histórico, pela memória ferroviária e pelas trilhas de Paranapiacaba, convidando o público a descobrir a vila por outros caminhos, conectando cinema, natureza, preservação ambiental e história local. A programação inclui a Trilha Olho D’Água, percurso que integra natureza e os caminhos da água na vila, com saídas às 10h e 13h; Passeio Guiado Turismo Responsável, que convida a refletir sobre patrimônio e preservação com enfoque no Cemitério Bom Jesus de Paranapiacaba, às 14h; e em parceria com o Museu Funicular, haverá apresentação da história ferroviária da região, com saída às 10h e limite de quinze ingressos diários. 

Ao longo dos três dias, também haverá feira de vinil, espaços de convivência e uma campanha solidária de arrecadação de leite em pó para famílias em situação de vulnerabilidade.

Sobre o Festival de Cinema Paranapiacaba 

Idealizado pelos produtores culturais Miriã Santos, Leandro Munhoz e Lucca Nardone, o Festival de Cinema Paranapiacaba busca fortalecer a circulação do cinema independente brasileiro, incentivar a formação audiovisual e criar espaços de troca entre artistas, estudantes, profissionais e público. Ao ocupar um patrimônio histórico como o Cine Lyra e conectar cinema, cultura e território, o festival reafirma sua proposta de descentralizar o acesso ao audiovisual e valorizar novas narrativas do cinema brasileiro contemporâneo. Nesta edição, o Festival conta com o patrocínio da MRS Logística e Braskem; apoio cultural da Ficar de Bem, ELCV, Prefeitura de Santo André e Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense; além das parcerias institucionais com Casa7, Acisa e Sesc SP. 

Informações: www.instagram.com/festcineparanapiacaba e https://festivaldecinemaparanapiacaba.com.br

Serviço: Festival de Cinema de Paranapiacaba 2026 

Sinopse: Reconhecido por reunir plateias lotadas, o evento já chegou a atrair cerca de 1.500 pessoas ao longo de suas sessões. A programação deste ano acontece entre os dias 19 e 21 de junho, com exibições de 63 curta-metragens, atividades formativas, debates e atrações gratuitas. 

Quando: 19, 20 e 21 de junho de 2026 (sexta-feira a domingo)

Programação diária a partir das 10h até 20h30 

Entrada gratuita – retirada de ingressos realizada 30 minutos antes de cada sessão, na bilheteria do Cine Lyra (pede-se a colaboração com uma unidade de leite em pó)

Onde: Cine Lyra – Rua Fox, S/N – Vila de Paranapiacaba, Santo André

Passeios Guiados: Os ingressos para os passeios guiados serão distribuídos no Lounge, espaço que também recebe feira de vinil e atividades de convivência durante o festival. Os bilhetes estarão disponíveis 30 minutos antes de cada atração. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.