A GCM Ambiental de São Bernardo do Campo flagrou, neste sábado (3), três indivíduos praticando pesca predatória no Parque Estadual da Serra do Mar, no reservatório Rio das Pedras, região do Riacho Grande, às margens da Via Anchieta.

Os indivíduos foram multados por pescar em período proibido e por adentrar unidade de conservação, uma vez que a prática ocorreu dentro do Parque Estadual, área de preservação ambiental. Eles são moradores de Cubatão e irão responder por crime ambiental.

Durante a ação, foram apreendidas duas tarrafas e cerca de 7 quilos de pescado nativo. O valor da multa aplicada foi de R$ 7.227,40.

A ocorrência foi registrada durante o período de defeso, que vai de 1º de novembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026, quando a pesca é proibida por se tratar da fase reprodutiva dos peixes (piracema), conforme a Lei Federal nº 11.959/2009.

As tarrafas apreendidas serão destruídas e os peixes vivos devolvidos ao reservatório.

A fiscalização é realizada pela subinspetoria da GCM Ambiental. A autuação administrativa seguiu o Decreto Municipal nº 23.109/2025. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.