A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo intensificou neste domingo (26/10) as ações de fiscalização e combate ao uso de cerol e linhas cortantes em pipas, prática proibida pela Lei Municipal nº 6.569/2017. Durante operação especial no entorno do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, na região central da cidade, os agentes apreenderam quatro carretilhas e autuaram os responsáveis.

A operação integra o conjunto de medidas da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, para reforçar o trabalho de prevenção e responsabilização de pessoas flagradas empinando pipas com linhas chilenas ou com qualquer tipo de material cortante. A ação teve início pela manhã, com a apreensão de três carreteis, e foi concluída à tarde, com um novo flagrante envolvendo um menor de idade — caso em que os responsáveis legais foram acionados.

“Começamos a ação pela manhã, com três carreteis apreendidos, e mais uma apreensão no período da tarde, de um menor de idade. Para esse último caso, acionamos os responsáveis legais. Mais uma importante operação para a preservação de vidas, que está no topo das atribuições da Guarda Civil Municipal”, explicou o Subinspetor Anastácio, da GCM de São Bernardo.

Ao longo do dia, equipes da GCM permaneceram com unidade móvel no estacionamento do ginásio e em áreas próximas, fiscalizando materiais e orientando moradores. A presença da Guarda foi elogiada por quem frequenta o espaço.

A intensificação da fiscalização acontece duas semanas após um caso que gerou grande repercussão na cidade. No Dia das Crianças (12/10), uma menina de 7 anos teve o pescoço cortado por uma linha com cerol enquanto andava de bicicleta com a família no estacionamento do mesmo ginásio. A criança foi socorrida e levada ao Hospital Assunção, onde recebeu 14 pontos no pescoço. Segundo familiares, ela passa bem.

A Prefeitura reforça que fabricar, vender ou usar materiais cortantes em linhas de pipa é proibido por lei. Denúncias podem ser feitas à GCM pelo telefone 153.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.