Agente 3ª Classe da corporação, David Rangel já realizou apresentações em 30 escolas da rede municipal, encantando mais de 2 mil alunos com saxofone e clarineta

Mais do que zelar pela segurança nas ruas, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo tem fortalecido sua aproximação com a comunidade por meio da valorização cultural. O GCM 3ª Classe David Moreira Rangel, de 44 anos, alia a carreira na corporação à música e já realizou apresentações em 30 escolas da rede municipal, encantando mais de 2 mil alunos, professores e familiares.

Natural do interior de Pernambuco, Rangel descobriu sua paixão pela música aos 12 anos na escola musical José Benvenuto, que oferece formação gratuita aos munícipes. Tocou profissionalmente em diversas orquestras no Estado, incluindo a renomada Super Oara, considerada uma grande escola musical da região. Em São Bernardo, integrou a banda de música da GCM e realiza apresentações de saxofone e clarineta nas EMEBs.

“É muito importante para mim mostrar cultura e música para as crianças. Muitas delas nunca tiveram contato com um instrumento musical pessoalmente. Quando toco, vejo o brilho no olhar e a alegria delas e dos professores. Já fui parado em ocorrências por pais que perguntam se sou o saxofonista que tocou na escola do filho. Eles relatam que os filhos ficaram maravilhados, e isso não tem preço”, contou Rangel.

Além de entreter e inspirar, o trabalho do GCM também tem caráter social, ajudando a afastar crianças e jovens de caminhos da violência, drogas e prostituição, oferecendo alternativas culturais e educativas. Na comunidade, moradores reconhecem o músico pelo saxofone, muitas vezes brincando: “GCM não só prende, também nos dá um dia de alegria emocional”, relata Rangel. 

IMPACTO – O impacto do trabalho é reconhecido pela rede escolar. Para Roberto La Rubia, diretor da EMEB Antônio Pereira Coutinho, no Alvarenga, as apresentações do guarda municipal têm impacto positivo no cotidiano dos alunos. “A música desperta alegria, curiosidade e encantamento, favorecendo momentos de interação, concentração e expressão cultural. Para muitas crianças, é a primeira vez que vivenciam de perto a beleza dos instrumentos musicais, o que amplia horizontes e desperta interesse pelo universo artístico. Além disso, a ação reforça os laços entre a comunidade escolar e a GCM, mostrando uma dimensão humanizada e próxima da corporação”, destacou, em nome da equipe gestora composta também pela vice-diretora Regislaine Maria e pela coordenadora pedagógica Patrícia Harue.

Na EMEB José Arnaud da Silva, no Jardim Pinheiros, a vice-diretora Tatiana Mayume Calmezini frisou o alcance pedagógico da iniciativa. “O Rangel desenvolve um trabalho maravilhoso nas escolas, compartilhando seu talento com as crianças. A música traz benefícios para a fala, para a parte motora e também para o aspecto emocional. O trabalho dele inspira até professoras a criarem projetos musicais, despertando nos alunos o desejo de cantar, tocar instrumentos e conhecer suas histórias. Só temos a agradecer pelo trabalho maravilhoso que ele realiza nas nossas escolas.”

Já a diretora Eliane Burato, da EMEB Francisco Diassis Gomes Teixeira, do Parque Esmeralda, salientou a dimensão cultural e afetiva do projeto. “O trabalho dele estreita os vínculos entre a GCM e a comunidade escolar. Os alunos tiveram uma fruição cultural muito significativa, interagindo cantando e dançando, especialmente com músicas do repertório infantil. Com certeza, as crianças e a equipe criaram muitas memórias afetivas ao som do saxofone do Rangel.”

CIDADANIA – Com essa integração, a GCM se consolida não apenas como força de proteção, mas também como parceira da educação e promotora da cultura. Para o secretário de Segurança de São Bernardo, Major Arley Topalian, ações como essa revelam o papel humano da corporação. “A GCM tem a missão de proteger, mas também de valorizar a cidadania. Quando um agente leva música às escolas, ele aproxima a instituição das famílias e mostra que a Guarda está presente em várias dimensões da vida da cidade. O exemplo do GCM Rangel é motivo de orgulho para todos nós”, ressaltou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.