A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo do Campo intensificou as ações de patrulhamento com as operações Dorme Bem e Bairro Mais Seguro, realizadas entre sexta-feira (30/01) e a madrugada de segunda-feira (02/02). Ao todo, foram feitas 290 abordagens a pessoas, duas prisões, além de apreensões e fiscalização de trânsito e comércios em diversos bairros.

As operações ocorreram em pontos estratégicos dos bairros Jardim Limpão, Jardim Selecta, Montanhão, Silvina, Golden Park, São José e região. O objetivo foi coibir a perturbação do sossego público e reforçar a presença da GCM nas ruas.

TRÂNSITO E COMÉRCIO

Durante as ações, 76 motoristas foram submetidos ao etilômetro passivo, com nove recusas. No total, 28 veículos foram autuados, 19 recolhidos ao pátio, e uma motocicleta apreendida. Um estabelecimento comercial teve as atividades encerradas por funcionar de forma irregular.

PRISÕES

Na manhã de sexta-feira (30/01), uma equipe da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) prendeu um homem por tráfico de drogas no Jardim Limpão. Na ocorrência, foram apreendidos:

  • 35 papelotes de maconha
  • 58 pinos de crack
  • 52 papelotes de cocaína
  • R$ 28 em dinheiro
  • 1 celular

O caso foi registrado no 6º Distrito Policial, onde a prisão foi ratificada.

Mais tarde, na noite de sexta-feira, durante patrulhamento no Jardim Silvina, outra equipe da GCM capturou um homem procurado pela Justiça por dívida de pensão alimentícia. Após consulta ao sistema, foi confirmado mandado de prisão em aberto. O indivíduo foi encaminhado ao 1º DP para cumprimento da ordem judicial.

ATO INFRACIONAL NO FERRAZÓPOLIS

Na noite de sábado (31/01), durante um bloqueio no bairro Ferrazópolis, uma motocicleta com dois ocupantes desobedeceu ordem de parada. Na fuga, o condutor realizou manobras perigosas, transitou pela contramão e atingiu frontalmente um agente da GCM.

O guarda sofreu lesões por todo o corpo, foi socorrido à UPA Silvina e depois encaminhado ao Hospital de Urgência.

O condutor, adolescente sem habilitação, foi apreendido e levado ao 1º DP, onde o caso foi registrado como ato infracional análogo à tentativa de homicídio e desobediência. O passageiro foi atendido e liberado, e a motocicleta recolhida ao pátio.

AVALIAÇÃO

Para o inspetor Nunes, o caso de Ferrazópolis ilustra os riscos enfrentados pelas equipes:

“Essa ocorrência evidencia o risco enfrentado diariamente pelas equipes e a importância das operações preventivas. A atuação imediata da GCM permitiu controlar a situação, garantir o atendimento ao agente ferido e assegurar o encaminhamento legal do caso, sem prejuízo às demais ações em andamento.”

O comandante da GCM, Eduardo dos Santos, reforçou o impacto das ações:

“Esse balanço reflete um trabalho contínuo, planejado e presente no território. A GCM atuou de forma preventiva, mas também respondeu com firmeza quando foi necessário, garantindo prisões, apreensões e mais segurança para quem vive e circula pela cidade.”

#segurançaurbana #guardacivil #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.