A GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo deteve nesta terça-feira (30/09) um homem de 29 anos suspeito de furto em um comércio na Rua Ipanema, no bairro Parque Anchieta. O caso ocorreu por volta das 8h20, durante patrulhamento da Dese (Diária Especial de Segurança Escolar), após a entrada dos alunos na EMEB Mário de Andrade.

Após garantir a chegada das crianças em segurança, os agentes iniciaram a ronda externa quando foram acionados por moradores que relataram a ocorrência de furto em andamento em um comércio próximo. No local, encontraram o suspeito já contido por funcionários, que informaram que ele já havia praticado pequenos furtos anteriormente no mesmo estabelecimento.

A pronta intervenção da GCM assegurou a condução dos envolvidos ao 2º DP de São Bernardo. O caso foi registrado e encaminhado ao delegado titular para análise.

Segundo o comandante da GCM, Eduardo dos Santos, “a presença da Guarda no entorno escolar é fundamental para prevenir delitos e dar uma resposta rápida às demandas da comunidade. O patrulhamento diário garante que a população se sinta protegida não só dentro, mas também fora das escolas.”

A Dese é uma iniciativa da Prefeitura de São Bernardo, regulamentada pela Lei Municipal nº 7.202, que garante a presença de guardas civis municipais em todas as escolas da rede, inclusive em dias de folga, por adesão voluntária dos agentes. Cada unidade conta com pelo menos um GCM em posto fixo, responsável por rondas internas, atendimento imediato a ocorrências, orientação aos estudantes e monitoramento preventivo.

Além de proteger alunos, professores e funcionários dentro das unidades, a Dese amplia a segurança no entorno escolar, coibindo delitos e reforçando a tranquilidade da comunidade. Os agentes passam por capacitação específica para atuar nesse ambiente, com treinamentos em mediação de conflitos, direitos da criança e do adolescente, atendimento humanizado e técnicas de prevenção.

De acordo com o subcomandante da GCM de São Bernardo, Fábio Sampaio, “a Dese aproxima a GCM da comunidade escolar. Nossos agentes atuam com orientação, mediação e presença constante, criando um ambiente mais acolhedor e seguro para que os alunos aprendam com tranquilidade.”

#seguranca #educacao #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.