GCM RESGATA MENINO DE 4 ANOS EM INCÊNDIO EM SÃO BERNARDO

Na manhã da última terça-feira (26), um incêndio atingiu uma residência na Rua Nova Diamantina, região do Parque Havaí, no bairro Alves Dias, em São Bernardo. A ocorrência mobilizou vizinhos e a Guarda Civil Municipal, que juntos conseguiram evitar uma tragédia.
A GCM Nadir Abreu estava em serviço escolar quando percebeu a fumaça. No local, encontrou a mãe com o bebê de 1 ano e 2 meses no colo, que avisou que o outro filho, de 4 anos, permanecia dentro da casa. Sem pensar em sua própria segurança, Nadir entrou no imóvel em chamas, retirou o garoto e realizou massagem cardíaca até que ele reagisse. O menino foi levado ao HU, onde segue internado. Já o bebê recebeu atendimento e foi liberado no mesmo dia.
A mãe, Lívia Viana Santos, de 22 anos, agradeceu a GCM e aos vizinhos, mas também corrigiu informações divulgadas em reportagens. Ela explicou que o incêndio começou quando o filho acabou incendiando um colchão com um isqueiro guardado no alto. Reforçou que o botijão encontrado no local era apenas reserva e estava vazio. E destacou que o menino nunca esteve entre a vida e a morte, como chegou a ser noticiado.
Lívia ainda contou que o isqueiro não estava em fácil acesso e destacou o apoio que recebeu: vizinhos ajudaram a quebrar parte da casa para facilitar o acesso, ofereceram um carro para levar a família até a escola, onde encontraram a viatura da GCM, e permaneceram ao lado dela durante todo o atendimento.
A própria Nadir se emocionou ao relembrar o resgate:
“Fico emocionada com todo esse carinho da população, mas não me vejo como heroína. Quando me chamaram avisando do incêndio, não pensei duas vezes. Ao ouvir da mãe que a criança estava lá dentro, falei que não sairia de lá sem ele. Ao encontrá-lo em parada cardiorrespiratória, só pensava que precisava salvá-lo. Hoje agradeço a Deus pela vida dele, por saber que está bem, e esse é o meu maior presente.”