GESTÃO MUNICIPAL AMPLIA DIÁLOGO COM BAIRROS E CONSTRÓI PPA COM BASE EM DEMANDAS REAIS DA POPULAÇÃO

Iniciativa marca novo ciclo de participação popular ativa e compromisso com planejamento coletivo
O segundo dia de audiências públicas do programa “A Voz da Gente, Cidade pra Frente” foi realizado neste sábado (6/7). Pela manhã, moradores do Rudge Ramos, Jardim do Mar e Vivaldi se reuniram na EMEB Kazue Fuzinaka e, no período da tarde, moradores do Taboão, Paulicéia e Jordanópolis se encontraram na EMEB Júlio Atlas para o diálogo e participação popular na construção coletiva do futuro de São Bernardo.
Com o objetivo de elencar as prioridades de cada região para os próximos quatro anos, o debate do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 é o momento em que sociedade e poder público se alinham em prol de um único foco: uma cidade melhor para viver.
“Essas audiências são primordiais para o nosso governo. O poder público não pode estar longe da população. O governo tem de escutar de perto a população, ouvir as dificuldades de quem passa por elas e agir. É por isso que todos os secretários municipais participam desses encontros, porque é daqui que sairão as ações efetivas de cada pasta para melhorar a vida do morador da nossa cidade. Esse é um compromisso da nossa gestão com o povo: ouvi-los e colocar em prática o que vai melhorar o dia a dia de cada um deles”, avaliou o prefeito Marcelo Lima.
A secretária da Fazenda de São Bernardo, Tatiana Rebucci, reforçou a importância do programa como instrumento de construção democrática. “É preciso pensar hoje o que queremos entregar para os nossos filhos e netos. Esses encontros são essenciais para que São Bernardo participe da construção da cidade”, reforçou.
As reuniões deste sábado reuniram moradores de cada região, lideranças comunitárias e representantes do governo municipal.
OLHAR PARA A 3ª IDADE – Na primeira audiência pública do dia, o bem-estar da melhor idade foi pauta das reivindicações. O Rudge Ramos é um dos bairros com maior população acima dos 60 anos. Djalma Bom, morador da região, reforçou o pedido ao governo. “Gostaria de pedir um olhar para a nossa população, com melhores clínicas de atendimento, privilegiando a saúde dessa faixa etária. Que o Hospital do Idoso possa se tornar realidade e fazer parte do PPA para os próximos anos”.
A melhora da zeladoria na região também foi destaque no encontro. Morador há 16 anos do Rudge Ramos, Reinaldo Gomes Junior, agradeceu à administração pelo cuidado com a cidade. “Nunca havia visto um trabalho tão intenso de zeladoria na nossa região. Quero parabenizar a todos”.
Moradores do Jardim do Mar e Vila Marlene reivindicaram uma atenção especial para a segurança na região. “Estamos com rondas ostensivas em toda a região e, com a ajuda dos moradores, temos viaturas destinadas aos locais mais sensíveis desses bairros. Além disso, em breve, teremos um novo modelo de monitoramento por meio de câmeras, para auxiliar a nossa guarda”, reforçou o chefe do Executivo municipal.
REVITALIZAÇÃO DE PRAÇAS E PODAS DE ÁRVORES – Na região da Paulicéia, bairro que abriga a maior parte dos parques da cidade, os moradores também pediram a revitalização desses espaços, transformando-os em possíveis praças-parques e locais de lazer para a família.
Além disso, as podas de árvores na região também foram destaque nas demandas populares. “Gostaríamos de pedir a revitalização da praça que fica na Rua Júlio Mesquita com a Líbero Badaró. É importante para a nossa comunidade a manutenção dessas praças, bem como as podas de árvores junto à ENEL”, reforçou Luiz Adalto de Almeida.
O prefeito Marcelo Lima, ao lado dos secretários Fernando Longo (Serviços Urbanos) e André Marzolla (Obras), reforçou o compromisso com os espaços.
SAÚDE COMO PRIORIDADE – Tanto os moradores da região do Rudge Ramos quanto os da Paulicéia e Jordanópolis reivindicaram atenção quanto à proliferação de escorpiões e insetos em áreas particulares e sem construção. Como pronta resposta, o prefeito Marcelo Lima solicitou à Secretaria de Saúde que inicie a dedetização nessas regiões a partir desta semana.
Outra demanda na área da saúde foi com relação à manutenção das UBSs, bem como à falta de insumos e medicamentos. “Tenham certeza de que vamos fortalecer as unidades de saúde na região do Jordanópolis, com a construção de novas unidades de atendimento. Sobre a falta de insumos para atendimento e de medicamentos, já mandei cobrar as empresas – que estão pagas – sobre esse problema que uma moradora elencou aqui. Isso não pode acontecer. Se não estiverem de acordo com o que precisam entregar, nós vamos mudar de fornecedores”, finalizou Marcelo Lima.

