GRUPO SADA AMPLIA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS ESTRADAS BRASILEIRAS

GRUPO SADA AMPLIA AÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NAS ESTRADAS BRASILEIRAS

Campanha inclui agendas de sensibilização interna e ações de conscientização em diversas frentes;
Mais de 60 postos clientes da SADA Combustíveis serão utilizados para divulgar as ações.

O dia 18 de maio é conhecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e marca uma mobilização nacional em defesa do tema, incluindo as iniciativas da 25ª edição da campanha “Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes”, promovida em todo o Brasil pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil, em parceria com as Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

O enfrentamento ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes no Brasil ganhará um reforço importante do Grupo SADA neste ano, que pretende dobrar as ações de conscientização em relação ao tema nesta semana. De acordo com o Anuário Nacional de Segurança Pública divulgado no ano passado, a cada hora, 8 crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual. O grande desafio é ampliar a notificação destes crimes, uma vez que, de acordo com o anuário, do total de ocorrências, apenas 8,5% são denunciadas.

As ações de mobilização previstas pelo Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, incluem iniciativas nos três setores que compõem o chamado círculo de proteção: empresas, poder público e sociedade civil. Estão previstas ações em 13 estados e em pontos da BR-116, a maior em extensão no Brasil. Durante a 25ª edição da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, o Grupo SADA mobilizará mais de 50 empresas, treinando funcionários para que sejam multiplicadores das campanhas de conscientização e se tornem agentes de proteção. Todo esse movimento acontece em linha com o compromisso do Grupo com o programa “Na Mão Certa”, realizado pela Childhood Brasil, que busca sensibilizar os 3 setores da sociedade a favor do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

“Este calendário de ações reforça nosso compromisso com o enfrentamento da exploração sexual contra crianças e adolescentes, uma questão grave que segue presente em muitas localidades do Brasil. Este será o terceiro ano em que participamos ativamente do Faça Bonito e queremos continuar fazendo a diferença. O nosso objetivo é engajar um número cada vez maior de empresas e sensibilizar as pessoas para mudarmos essa realidade”, afirma Luisa Medioli, diretora de Sustentabilidade do Grupo SADA.

Na programação de atividades com a comunidade, estão previstas ações em conjunto com CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de Betim e CREA (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o engajamento de mais de 18 creches, escolas, projetos e instituições de Betim e a parceria com a ONG Meninadança, que promove atividades artísticas como forma de acolher crianças e adolescentes e combater a violência sexual, em cinco municípios de Minas Gerais e um da Bahia, localizados ao longo da BR-116.

Além disso, também foram firmadas parcerias com 62 postos clientes da SADA Combustíveis, locais de vulnerabilidade, com distribuição de panfletos e instalação de cartazes. O número de pontos em 2025 é duas vezes maior do que o do ano passado (29). A expectativa é que o conjunto de ações que está programado nesta edição seja capaz de atingir mais de 50.000 pessoas. Este ano, mais de 500 motoristas irão participar das ações.

O motorista frotista Carlo Henrique Rodrigues dos Santos é um dos que vão participar neste ano como agente de proteção. “Eu fico muito feliz em contribuir com essa campanha, porque é muito importante denunciar. A omissão diante dessa situação significa que estamos concordando com uma conduta errada”, diz ele.

Durante o mês de maio, haverá apresentações com colaboradores para que se vejam como agentes de proteção. “Esta temática é muito importante para o Grupo SADA, porque sabemos o impacto que a violência sexual causa na vida de crianças e adolescentes. Temos percebido uma sensibilização maior em relação a este tema, mas ainda nos preocupa o número baixo de denúncias sobre este tipo de violência”, afirma Elisa Dias, gerente de Sustentabilidade do Grupo SADA.

Todos os cidadãos podem ajudar. Em caso de suspeita ou presença de violência contra crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 100.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.