HOJE NA ALEMANHA, EX-CANDIDATA A PREFEITO MIRIM EM 1997 RELEMBRA CONCURSO EM SÃO BERNARDO

Candidata a Prefeito Mirim da Cidade da Criança em 1997, pela Escola Estadual Professora Clarice Magalhães, Luana Cristina, hoje com 38 anos, celebrou a volta do concurso em São Bernardo. Na época em que participou, estava na quarta série, tinha 10 anos e morava no Bairro Alves Dias com os pais.
Luana vive na Alemanha desde 2013 e atua como oficial da educação na Federação Alemã de Natação e como oficial de controle de doping em uma empresa suíça. À TV São Bernardo, contou que, para participar da eleição, os candidatos precisavam apresentar um “plano de governo”, após terem uma introdução ao sistema político com foco em democracia, eleições e responsabilidade do voto.
“Minha mãe trabalhava como voluntária na APM da escola e se empenhou muito. Foram confeccionados santinhos para apoiar nossa campanha. A prefeitura disponibilizava ônibus para levar as crianças de toda a escola para a Cidade da Criança no dia da eleição, e os integrantes da APM se reuniram para organizar ainda mais meios de transporte e garantir votos fora da escola. Foi um evento muito marcante”, relembra.
A experiência fortaleceu o espírito de liderança de Luana. Hoje, é responsável pela formação de profissionais em quatro modalidades esportivas: natação, polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais. Além disso, ajudou a fundar a empresa familiar alemã-brasileira Brasilhero, onde responde pelos trâmites de produção e exportação.
A ligação com São Bernardo segue viva. “São Bernardo nunca saiu de mim. Meus pais moram em São Bernardo e pelo menos uma vez por ano vou visitá-los. Além disso, meu filhinho de 4 anos chama Bernardo, em homenagem à minha cidade de coração”, finaliza.