HORTAS URBANAS E AÇÕES DE COMBATE À FOME COMPÕEM PLANO DO ‘ALIMENTA CIDADES’ EM SÃO BERNARDO

HORTAS URBANAS E AÇÕES DE COMBATE À FOME COMPÕEM PLANO DO ‘ALIMENTA CIDADES’ EM SÃO BERNARDO

Ações de São Bernardo para o combate à fome foram apresentadas nesta sexta-feira (16/5) a técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social, do governo federal, que conheceram, in loco, iniciativas sustentáveis da cidade voltadas à segurança alimentar. Visita a hortas urbanas integrou a programação da oficina ‘Estratégia Alimenta Cidades’, iniciada na quinta-feira (15/5) com a participação da Prefeitura, sociedade civil e Governo Federal.

O projeto de cultivo de verduras e legumes da Asiite (Associação Santo Inácio para Integração do Trabalhador Especial), iniciativa social dedicada a pessoas adultas com deficiência intelectual, foi um dos destinos do grupo nesta sexta-feira. A horta criada em 1980 contrasta, hoje, com o cenário urbano. João Ferreira Queiroz, de 63 anos, que trabalha desde 1987 no local, acompanhou o crescimento do bairro e fala, com carinho, da importância do plantio 100% orgânico no espaço.

“Tudo o que você vê de verde aqui (na horta) tem meu dedo. E, graças a Deus, posso consumir esse alimento. É tudo natural. Para mim, é uma riqueza, um orgulho. Você vai a um supermercado e compra um litro de leite, sem saber o que colocam ali para você poder beber. O alimento daqui, da horta, eu sei que é saudável. Garanto para todo mundo que comer”, contou Queiroz.

A horta da Asiite vai além da ação social para promover integração e o bem-estar dos jovens e adultos atendidos pela Associação. Alface, beterraba, cenoura, escarola e brócolis estão entre os alimentos cultivados e comercializados pela organização. A venda gera receita destinada aos projetos da Asiite e possibilita, aos moradores do entorno, a aquisição de itens frescos e saudáveis a preços mais acessíveis.

OFICINA – Entre quinta e sexta-feira (15 e 16/5), São Bernardo sediou sequência de atividades para o diagnóstico das ações de combate à fome no município e construção de novas propostas, como parte da ‘Estratégia Alimenta Cidades’.

Participaram do evento representantes da Prefeitura – secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Saúde; Educação; Planejamento Urbano; Meio Ambiente –, do Ministério do Desenvolvimento Social, do Instituto Comida do Amanhã, do Fundo Social de Solidariedade Municipal, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional.

CIRCUITO – Na manhã desta sexta-feira, horta e atividades pedagógicas desenvolvidas com alunos da EMEB Maria Rosa Barbosa, no Jardim Campestre, entraram no circuito das visitas técnicas. O grupo conheceu, ainda, o Banco de Alimentos da cidade.

São Bernardo é um dos 60 municípios prioritários da ‘Estratégia Alimenta Cidades’, iniciativa lançada pelo Governo Federal com metas, até 2026, para o combate à fome em todo o País.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.