HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SÃO BERNARDO PROMOVE EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA COM FOCO NA LUTA ANTIMANICOMIAL

Mostra “Voos da Alma” reúne obras de pacientes psiquiátricos e ficará aberta ao público até o dia 23 de maio; atividade faz alusão ao mês da luta antimanicomial
Em alusão ao mês da luta antimanicomial, o Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo realiza até o dia 23 de maio a exposição “Voos da Alma – O impacto emocional da arte”. Idealizada pela equipe multiprofissional da Psiquiatria, a mostra ocupará o mezanino do 1º andar, ao lado da lanchonete, e é aberta à comunidade.
Com quadros, pinturas, esculturas e obras confeccionadas com materiais recicláveis, a exposição é composta por trabalhos de pacientes psiquiátricos atendidos no HU. “Nosso objetivo é promover a valorização da saúde mental e combater a psicofobia, o preconceito contra pessoas com transtornos mentais, por meio da arte e da expressão criativa”, pontuou Roselaine Peterka, monitora de oficina terapêutica do HU.
A abertura ocorreu no dia 16 de maio, com cerimônias no anfiteatro do 3º andar às 10h e às 14h. Os encontros contarão com a participação teatral do grupo Nutrarte e palestras de profissionais da área, além de sorteio de brindes produzidos pelos próprios pacientes da Psiquiatria.
Mais do que uma vitrine artística, “Voos da Alma” reforça a importância da reinserção social das pessoas com sofrimento psíquico e da assistência humanizada. A ação também marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, e destaca os direitos garantidos aos pacientes pela Lei 10.216/2001 (Lei Paulo Delgado), que assegura tratamento em liberdade e com dignidade.
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS – O Nutrarte – Núcleo de Trabalho em Arte é um dispositivo da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de São Bernardo, que desenvolve ações relacionadas à geração de renda e economia solidária, atuando para promover melhora cognitiva, psicológica, social e capacitação técnica, e favorecendo a inserção de pessoas em sofrimento psíquico no universo do trabalho e cultura.
Além das ações voltadas para a geração de renda, o Nutrarte realiza intervenções artísticas junto à Rede de Saúde do Município, com o intuito de trazer à discussão, temáticas como acesso à rede, suicídio, população LGBTQIAP+, estresse, entre outras. Deste modo, através das encenações, é possível informar de forma leve e divertida assuntos de fundamental importância para o SUS, seus profissionais e a população atendida.
Neste percurso já foram desenvolvidas diversas encenações teatrais, entre as quais: Sobre Viver (retratando a dinâmica familiar e a questão do suicídio); As vizinhas (com ênfase na importância da amamentação); Diário Trans (reflexão sobre a temática LGBTQIAP+); Tô Estressado (estresse profissional); e Cotidiano de um auxiliar de farmácia (retratando a vivência dos colaboradores).



