IMÓVEL INCENDIADO É RESTAURADO E SE TORNA PRIMEIRO AUDITÓRIO DE PARANAPIACABA

A Prefeitura de Santo André entregou neste domingo (13) o primeiro auditório público de Paranapiacaba, instalado em um imóvel histórico que havia sido destruído por um incêndio em 2007. Localizado na Rua Doutor Marum, 313, o espaço agora restaurado tem capacidade para 49 lugares e poderá sediar atividades culturais, grupos pedagógicos, formação de monitores e capacitações voltadas a empreendedores.
A obra foi realizada por meio de um convênio entre a administração municipal e o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que custou R$ 1,4 milhão e foi totalmente financiada pelo órgão federal. O imóvel, que fazia parte de um antigo complexo hospitalar da época da construção da ferrovia Santos-Jundiaí, estava desativado há anos e foi consumido pelo fogo, restando apenas partes da estrutura original.





“A abertura do auditório faz parte de um pacote que tem transformado a Vila de Paranapiacaba, com mais de uma dezena de prédios históricos restaurados”, afirmou o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli. “Esse conjunto de intervenções está sendo muito importante na nossa empreitada de transformar a Vila em Patrimônio Mundial da Humanidade”, completou.
O prefeito Gilvan Junior também participou da inauguração. “Cheguei a Paranapiacaba por meio do Expresso Turístico que sai da Estação Celso Daniel e ao andar pela Vila é fácil reconhecer os avanços que tivemos nos últimos oito anos. Foram mais de R$ 30 milhões investidos em restaurações”, declarou.
Além do auditório, foi inaugurada uma brinquedoteca no complexo do Cine Lyra, que funcionará de terça a domingo, das 10h às 16h. O espaço recebeu brinquedos doados pelo Fundo Social de Solidariedade.








#paranapiacaba #patrimôniohistórico #saobernardo