ÍNDIA INOVA AO CRIAR APRESENTADORES DE NOTÍCIAS COM IA

ÍNDIA INOVA AO CRIAR APRESENTADORES DE NOTÍCIAS COM IA

O debate acerca do papel da inteligência artificial (IA) em substituir profissionais humanos ganhou um novo capítulo na Índia, onde foram introduzidos âncoras de notícias gerados por IA em emissoras locais.

A primeira aparição de um chatbot como apresentador de notícias ocorreu em abril deste ano no canal “Aaj Tak”, parte do grupo “India Today”, uma das maiores organizações de mídia do país. Segundo o portal “South China Morning Post (SCMP)”, o chatbot nomeado Sana foi responsável por ler os destaques do noticiário na ocasião.

Esta inovação marca um novo patamar na transmissão de televisão e no jornalismo digital, com notícias, previsões do tempo e atualizações financeiras e esportivas sendo apresentadas em tempo real, sem necessidade de intervalos.

No entanto, essa rápida adoção da IA na indústria de mídia contrasta fortemente com a penetração de smartphones no país, onde mais da metade da população não possui esses dispositivos.

Essa revolução tecnológica na mídia indiana reacende o debate sobre o impacto da IA na força de trabalho humana, levantando questões sobre segurança no emprego, falta de nuances nas histórias e a ausência do elemento humano. Ainda assim, a capacidade desses chatbots de lidar com a cobertura de notícias 24 horas por dia, diversidade linguística e processamento de grandes volumes de dados em alta velocidade, são pontos vistos como vantajosos por muitos.

E você, leitor, concorda com essa nova tendência? Será que nosso jornal deveria fazer um teste com apresentadores de notícias gerados por IA? Adoraríamos saber a sua opinião.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo