O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a formação de um ciclone na região Sudeste do Brasil a partir desta sexta-feira (30). A atuação do fenômeno deve provocar grandes volumes de chuva nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais.

De acordo com o Inmet, o ciclone deve se formar no litoral da região Sudeste, provocando chuvas superiores a 100 milímetros na Serra da Mantiqueira. No litoral paulista, os volumes podem ultrapassar os 60 milímetros.

Na cidade de São Paulo, a sexta-feira deve ser marcada por tempestades e possibilidade de granizo, cenário que também se estende a outras regiões do estado e municípios vizinhos de Minas Gerais, como o Triângulo Mineiro.

No sábado (31), as chuvas mais intensas devem se concentrar entre o Triângulo Mineiro e o estado do Rio de Janeiro, com previsão de acumulados acima de 100 milímetros em 24 horas. Também há possibilidade de tempestades localizadas entre o norte de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul paulista.

Ainda segundo o Inmet, o ciclone pode continuar influenciando o clima até o início da próxima semana, criando um canal de umidade que se estenderá do Espírito Santo até o Mato Grosso.

Além disso, uma frente fria prevista para quinta-feira (29) deve provocar chuvas fortes no Paraná e em Santa Catarina. Regiões como a Grande Curitiba, o norte catarinense, o Vale do Itajaí e a serra de Santa Catarina estão em alerta para tempestades com raios e granizo, com previsão de até 100 milímetros de chuva em um único dia.

Com informações da Agência Brasil

© Paulo Pinto/Agência Brasil

#chuvasintensas #alertameteorologico #saobernardo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.