Analisador de gás ajuda a monitorar o desempenho do processo de combustão e a eficiência do queimador

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, realizou na terça-feira, 16 de dezembro, verificação inicial de 2 analisadores de gás, de propriedade das empresas Santo André Inspeção Veicular Ltda e ABC Inspeção Veicular, ambas situadas em Santo André, na Grande São Paulo. Os instrumentos foram aprovados.

Os analisadores de gases ajudam a monitorar o desempenho do processo de combustão e a eficiência do queimador. A segurança geral será aumentada se as manutenções forem programadas, reduzindo os custos de operação.

O analisador é fornecido pelos fabricantes com o lacre do Inmetro, que garante a verificação correta do aparelho. Este lacre possui a validade de seis meses, porém, o equipamento pode precisar de uma calibração antes deste prazo, dependendo da quantidade de testes executados com o analisador. O Inmetro verifica apenas se o aparelho está aferido, mas a calibração é realizada pela fabricante ou por uma oficina de manutenção.

De um modo geral, todos os equipamentos realizam a medição de quatro gases:

– Monóxido de carbono – CO;

– Dióxido de carbono – CO2;

– Oxigênio – O2;

– Hidrocarbonetos – HC.

Fique atento

– Evite utilizar o aparelho em veículos com irregularidades perceptíveis, como motor que apresenta queima de óleo, pois isso pode obstruir os filtros e contaminar as peças que compõem o analisador;

– O analisador de gases é um equipamento que requer manutenção periódica, uma vez que a ausência desses cuidados pode resultar em erros nas medições;

– A troca dos filtros deve ocorrer sempre que forem contaminados.

Ipem-SP

O Ipem-SP é uma autarquia do Governo de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que atua em apoio à Cidadania e ao Desenvolvimento Econômico. Fortalecendo o desenvolvimento, o diálogo, e a dignidade no estado de São Paulo, é reconhecido como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação). A instituição promove a IQ (Infraestrutura da Qualidade) fornecendo suporte às empresas e apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.

Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de instrumento de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica, entre outros. Na vigilância da qualidade, são fiscalizados 540 tipos de produtos regulamentados, como brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, entre outros, assim como produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.

A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br, e nossa página www.ipem.sp.gov.br 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.