IPEM-SP VERIFICA APARELHOS DE MEDIR PRESSÃO ARTERIAL UTILIZADOS PELA SANTA HELENA ASSISTÊNCIA MÉDICA, EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

IPEM-SP VERIFICA APARELHOS DE MEDIR PRESSÃO ARTERIAL UTILIZADOS PELA SANTA HELENA ASSISTÊNCIA MÉDICA, EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo defender o consumidor, realizou na sexta-feira, 19 de novembro, a verificação periódica de 22 esfigmomanômetros hospitalares, aparelhos popularmente conhecidos como medidores de pressão arterial, da Santa Helena Assistência Medica S/A, localizada à rua João de Azevedo Marques, nº 202, em São Bernardo do Campo, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, a 22 km da capital. Os instrumentos foram aprovados.  

A verificação ocorreu na sede da regional do Ipem-SP em Santo André, cidade da Região Metropolitana de São Paulo, localizada a 22 km da capital.

Os esfigmomanômetros são aparelhos de alta precisão, e devem passar por verificação anual, segundo a legislação pertinente. O aparelho é regulamentado no Brasil pelo Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade (Inmetro), sendo que cada modelo conta com uma portaria de aprovação, que deve constar no aparelho. Em São Paulo, a verificação é realizada pelo Ipem-SP.  

Antes de ser comercializado, todo medidor de pressão arterial é submetido a ensaios no fabricante, para verificar se está medindo corretamente, a ação é denominada de verificação inicial. O aparelho precisa ser verificado periodicamente, para que sejam mantidas as características de precisão adequadas. Isso é necessário porque o esfigmomanômetro desregula com o tempo e com o uso, e pode passar a apresentar medições erradas.  

Em 2020 foram verificados 10.159 aparelhos de medir pressão arterial em hospitais e clínicas, e 198.628 na verificação inicial, em fabricantes e importadores destes instrumentos. Também foram autorizadas a comercialização de 651.465 esfigmomanômetros por autoverificação dos fabricantes.  

A ação é realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Santo André.  

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.