ITAMARATY RECEBE 3 MIL PEDIDOS DE REPATRIAÇÃO DE BRASILEIROS NO LÍBANO
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) recebeu cerca de 3 mil pedidos de repatriação de brasileiros que desejam deixar o Líbano, devido à intensificação das operações militares de Israel. Atualmente, 21 mil brasileiros vivem no país, que abriga a maior população brasileira no Oriente Médio. A escalada dos ataques aéreos desde o dia 17 já resultou em mais de mil mortes, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais.
A situação em Beirute é descrita como “tensa e terrível”, com a ameaça de uma guerra em grande escala. Diante disso, o governo brasileiro deu início à Operação Raízes do Cedro, que começa nesta quarta-feira (2) com o envio de um avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Líbano para repatriar, inicialmente, 220 brasileiros.
A aeronave decolará do Rio de Janeiro e fará escala para reabastecimento em Lisboa. O aeroporto de Beirute permanece aberto, mas novos voos ainda não foram confirmados. A operação foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou o compromisso do Brasil em proteger seus cidadãos no exterior.