Competição reuniu 124 adolescentes em medida socioeducativa de diversas regiões do Estado em três categorias, em disputa que aliou raciocínio, estratégia e inclusão social

O Complexo Esportivo Baby Barioni, na capital paulista, se tornou nesta quarta-feira (10/9) palco de grandes emoções, concentração e estratégia, ao receber 124 adolescentes de 44 centros socioeducativos de todo o Estado de São Paulo para o XIX Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

Divididos em três categorias: masculino infantil, masculino juvenil e feminino, os jovens disputaram cada partida com raciocínio rápido, disciplina e muita garra, mostrando que o xadrez é uma ferramenta de desenvolvimento cognitivo e inclusão social. Os jogos seguiram as regras da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), com tempo médio de reflexão entre 11 e 15 minutos por jogador.

No masculino infantil, entre 12 e 15 anos, o primeiro lugar ficou com um jovem do CASA Sertãozinho, seguido por um adolescente do CASA Caraguatatuba em segundo, CASA Osasco II em terceiro, CASA Sorocaba I em quarto, CASA Laranjeiras (Mogi Mirim) em quinto, CASA Juquiá (São Paulo) em sexto, CASA Novo Tempo (Franco da Rocha) em sétimo e CASA Jacareí em oitavo.

Na categoria juvenil, a partir de 16 anos, um adolescente do CASA Ônix (capital paulista) conquistou o primeiro lugar, seguido pelo CASA Três Rios (Iaras) em segundo, CASA Peruíbe em terceiro, CASA Rio Dourado (Lins) em quarto, novamente CASA Ônix (São Paulo) em quinto, CASA Marília em sexto, CASA Vitória Régia (Lins) em sétimo e CASA Ribeirão Preto em oitavo.

Entre as meninas, a vitória foi de uma adolescente do CASA Feminino Diadema, que também garantiu o segundo e quarto lugares, enquanto o terceiro lugar ficou com o CASA Anita Garibaldi (Cerqueira César).

Entre os adolescentes, a emoção e a estratégia marcaram o torneio. “Nunca imaginei que poderia ganhar uma competição dessa magnitude, que reuniu mais de 100 jovens, em um momento de integração. Estou muito feliz com o resultado”, disse Lucas (nome fictício), do CASA Sertãozinho. Já Mariana (nome fictício), do CASA Feminino Diadema, destacou a importância do xadrez: “Aprender a pensar antes de cada jogada também me ajuda a tomar decisões melhores fora do tabuleiro”.

O evento ocorreu no Complexo Esportivo Baby Barioni, cedido pela Secretaria de Estado de Esportes, oferecendo um espaço adequado e seguro para a realização das partidas e para que os adolescentes pudessem vivenciar a experiência de uma competição oficial fora dos centros socioeducativos.

Para a gerente de Educação Física e Esporte da Fundação CASA, Janaina de Brito Asprino, o torneio cumpre um papel social fundamental: “O xadrez estimula o raciocínio, a disciplina e a paciência dos adolescentes, ajudando-os a desenvolver habilidades importantes para a vida e a reintegração social”.

Os jovens participantes são de centros masculinos dos municípios de Araçatuba, Atibaia, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franco da Rocha, Guarulhos, Iaras, Itaquaquecetuba, Jacareí, Lins, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Osasco, Peruíbe, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Vicente, Sertãozinho e Sorocaba. No feminino, participaram adolescentes de unidades de Cerqueira César, Diadema e São Paulo.

A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou o calendário esportivo da instituição: “A Fundação CASA tem um calendário anual com diferentes modalidades, incluindo o xadrez, que permite aos adolescentes desenvolver raciocínio lógico, estratégias e tomada de decisões. Eventos como este torneio reforçam o aprendizado e proporcionam experiências fora dos centros, contribuindo para que os jovens se reintegrem à sociedade de forma positiva”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.