LEOA À SOLTA MOBILIZA FORÇAS DE SEGURANÇA EM BERLIM

BERLIM, 20 de julho – A tranquilidade da capital alemã foi abalada nesta quinta-feira por um incidente pouco comum: a presença de uma leoa supostamente à solta. Os moradores de várias áreas da cidade receberam orientação para permanecer em suas casas enquanto dezenas de policiais, auxiliados por helicópteros e drones, procuravam pelo animal.
A hipótese é que a leoa seja um animal de estimação que fugiu de casa. O alerta inicial para a polícia veio de dois cidadãos que gravaram em seus celulares a cena de um animal que parecia ser um javali sendo perseguido por um leão. No entanto, até o momento, nenhuma carcaça de javali foi encontrada.
As autoridades acreditam que o felino possa ter se refugiado em uma das diversas florestas de Brandemburgo, estado que circunda a capital alemã. Diante da situação, o prefeito de Kleinmachnow, Michael Gruber, aconselhou os habitantes a evitar atividades ao ar livre, como passeios e corridas.
A operação de busca mobilizou um grande contingente policial, contando também com a participação de caçadores e veterinários. O objetivo principal é sedar o animal para capturá-lo, só optando pelo abate em caso de risco para a população. Apesar de não haver relatos de leoa desaparecida em zoológicos ou circos, acredita-se que ela seja um animal de estimação.
A ocorrência gerou críticas por parte de grupos de direitos dos animais, que destacam a necessidade de proibir a posse de animais selvagens como pets. A PETA, uma das principais organizações de direitos animais, aponta que incidentes semelhantes ocorreram repetidamente nas últimas duas décadas devido à falta de regulação.