LINHA 4-AMARELA: MANHÃ DE CAOS NO TRANSPORTE PÚBLICO EM SÃO PAULO
Os passageiros que precisam utilizar a Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo nesta terça-feira (21) enfrentam muitas dificuldades para chegar ao destino.
Desde o começo da operação, às 4h40, o atendimento apresenta problemas em razão de uma falha no sistema de sinalização. Durante o final da madrugada, muitos trens nem circularam.
Perto das seis da manhã, o atendimento recomeçou, mas com intervalos muito longos, fechando as integrações nas estações Pinheiros, Paulista, República e Luz por quase duas horas.
Como resultado, muitas pessoas se aglomeraram nas calçadas em frente às estações, procurando alternativas para seguir viagem, como linhas de ônibus urbanos, táxis e transporte por aplicativo.
Na Estação Luz, onde este vídeo foi registrado, as pessoas se apertavam para conseguir entrar em um dos poucos ônibus disponíveis.
Para tentar minimizar o caos, a ViaQuatro ativou o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE), com 34 ônibus para percorrer o trajeto da Luz até a Vila Sônia, parando em todas as estações no caminho.
Equipes de manutenção foram deslocadas para atuar no ponto da falha e normalizar o atendimento o mais rápido possível.
Em nota, a ViaQuatro informou lamentar o ocorrido, ter posicionado 100 profissionais para auxiliar os passageiros e que atua para resolver o problema. Leia trecho da nota:
“A ViaQuatro lamenta profundamente o transtorno causado pela instabilidade registrada no sistema de sinalização da Linha 4-Amarela na manhã desta terça-feira (21). Para garantir a segurança da operação, a concessionária reduziu a velocidade dos trens, o que ocasiona maiores intervalos entre as estações Luz e Vila Sônia – Prof.ª Elisabeth Tenreiro.
Mais de 100 profissionais das áreas de controle, manutenção e operação estão mobilizados desde as primeiras horas da manhã para resolver o problema o mais rápido possível.
O sistema PAESE foi acionado às 4h45, com o envio inicial de 24 ônibus e, em seguida, o pedido de mais 10 veículos, totalizando 34.’ Informou