As intervenções do Programa Drenar São Caetano – o caminho certo para as águas das chuvas seguem com diferentes frentes de trabalho por quase toda a cidade. Nas vias Nelson Braido (Bairro Cerâmica), José Salustiano (Bairro Mauá), Fernando Simonsen (Bairro São José), General Estilac Leal (Bairro Mauá) e Capivari (Bairro Nova Gerty) acontecem operações para ampliação e substituição das redes de águas pluviais. Já nas ruas Rio Grande do Sul (Centro) e Goitacazes (Centro), os serviços são nas redes de esgoto. 

“As ruas Nelson Braido, José Salustiano Santana e Fernando Simonsen estão em fase final de obras. Foram implantadas, respectivamente, 540m, 433m e 310m de novas redes, enquanto na Rua Fernando Simonsen, já foram concluídos mais 415m de rede de esgoto. A Rua Rio Grande do Sul e a Rua Goitacazes seguem nas etapas finais de pavimentação com a implantação de 291m e 255m de novas tubulações cada uma. Em paralelo, avançam as intervenções mais recentes na Rua Capivari, que ao término somarão 355 metros de novas redes”, ressaltou  o secretário de Obras e Habitação (Seohab), Renato Rocha.

No Terminal Rodoviário Nicolau Delic, as obras do módulo 2 já apresentam avanços visíveis: antigas calçadas e estruturas foram demolidas, enquanto, no período noturno, quando o terminal está fora de operação evitando impacto em seu funcionamento, equipes realizam o tratamento de pilares e vigas.

DESTAQUE

Outro destaque é o avanço no piscinão do Bairro Fundação. Após a conclusão das escavações para as paredes, a obra entrou numa nova etapa nesta semana: a concretagem da fundação, que corresponde ao ‘piso’ do reservatório. Quando concluído, o equipamento terá capacidade para armazenar 18 mil metros cúbicos de água. 

O alteamento do muro é outra frente de obra fundamental. A intervenção foi dividida em etapas, das quais os módulos 1 a 8 já foram concluídos. Atualmente, o módulo 9 está em execução, marcando as fases finais desta intervenção que tem como objetivo conter o máximo possível o transbordo.

Desde o início de 2024, o Drenar atua em três frentes de obras focadas no combate às enchentes e todas as ações do programa fazem parte do Prodesa (Programa de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento Básico de São Caetano do Sul), financiado com recursos da CAF (Corporação Andina de Fomento) e contrapartida da Prefeitura.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.