MAIS DE 200 LIVROS SERÃO DISTRIBUÍDOS NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (5) NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MILTON SANTOS

A iniciativa faz parte do programa “Pegue, Leve e Leia” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo
São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove, no dia 5 de agosto, das 11h às 15h, a tradicional feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia” na Biblioteca Milton Santos.A ação estreia a primeira edição da feira no mês, cujo objetivo principal é estimular o hábito da leitura e promover maior acesso e democratização ao livro. A agenda é gratuita e livre para todos os públicos.
O “Pegue, Leve e Leia” da Biblioteca Milton Santos conta com mais de 200 livros, histórias em quadrinhos e materiais de audiovisual disponíveis para retirada. Para participar, basta apenas comparecer à biblioteca na data e horário informados, sem necessidade de inscrição prévia, troca de livros ou matrícula na biblioteca.
Cada participante pode escolher até dois livros de qualquer gênero: seja romance, ficção, biografia, clássicos e muito mais. O programa valoriza o encontro entre leitores e livros de maneira espontânea, afetiva e inclusiva, reforçando o papel das bibliotecas públicas como espaços de formação, convivência e cidadania.
A Biblioteca Pública Municipal Milton Santos está localizada no bairro de Aricanduva, zona leste da capital, próximo ao Shopping Leste Aricanduva. Inaugurada em novembro de 2001, o espaço conta com mil metros quadrados.
A feira está sujeita a alteração de horário, cuja mudança será brevemente informada nos canais de comunicação da Biblioteca e da CSMB. Caso termine a quantidade de livros para distribuição das feiras de “Pegue, Leve e Leia”, a biblioteca pode encerrar as atividades antes do horário previsto; recomendado chegar cedo ao local.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa rede social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Serviço:
Pegue, Leve e Leia
Quando: 05 de agosto, das 11h às 15h
Local: Biblioteca Pública Municipal Milton Santos – Av. Aricanduva, 5.777 – Aricanduva
Classificação Indicativa: Livre
Gratuito
Sinopse: O “Pegue, Leve e Leia” é um projeto de feira de doação de livros do Sistema Municipal de Bibliotecas, onde o munícipe pode retirar gratuitamente qualquer livro selecionado da estante. Cada pessoa pode retirar até dois livros. A medida visa ampliar o acesso à leitura na cidade e ainda incentivar o uso continuado das bibliotecas como pontos culturais e de lazer.
Sobre a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro – além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente – e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos – por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” – e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura – o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.