MAIS MÉDICOS ABRE 3,1 MIL NOVAS VAGAS COM INSCRIÇÕES ATÉ 8 DE MAIO

MAIS MÉDICOS ABRE 3,1 MIL NOVAS VAGAS COM INSCRIÇÕES ATÉ 8 DE MAIO

O Governo Federal lançou um novo edital do programa Mais Médicos, oferecendo 3.174 vagas para atuação na atenção primária do SUS. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (5/5) até o dia 8 de maio, contemplando todas as 27 Unidades Federativas. Dentre as vagas, 3.066 serão distribuídas em 1.620 municípios e 108 em 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), priorizando regiões com menor proporção de médicos por habitante e maior vulnerabilidade social.

Atualmente, o programa conta com 24,9 mil profissionais em 4,2 mil municípios, o que representa 77% do território nacional. O novo edital visa ampliar essa cobertura, com foco em municípios de pequeno porte (75,1%), médio (11,1%) e grande porte (13,8%).

Os médicos atuam em equipes de Saúde da Família, com acompanhamento próximo da população. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para especialistas e todas as informações são registradas no sistema e-SUS APS, facilitando a integração entre os níveis de atenção.

As vagas são destinadas a três perfis: médicos com CRM no Brasil, médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros habilitados. Para os dois últimos, é exigida a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a atuação integrada desses profissionais “vai facilitar o acesso à média e alta complexidade para todos os cidadãos”. Já o secretário Felipe Proenço reforçou que o programa também oferece oportunidades de formação em Medicina de Família e Saúde da Família, incluindo mestrado e doutorado.

Em março, o Ministério da Saúde também criou a possibilidade de cadastro reserva, permitindo a rápida reposição de profissionais em caso de necessidade. No total, 2.450 municípios e oito DSEIs aderiram a esse novo mecanismo.

Confira mais detalhes no site do Governo Federal.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

#maismedicos #saude #saobernardo

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.