MAIS MÉDICOS: SÃO PAULO GANHA 68 NOVOS PROFISSIONAIS A PARTIR DE ABRIL

O estado de São Paulo terá um reforço na atenção primária com a chegada de 68 novos médicos formados no exterior, que atualmente concluem o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) do programa Mais Médicos. A partir de abril, esses profissionais serão distribuídos em 37 municípios paulistas, com foco em regiões de maior vulnerabilidade.
Atualmente, o estado conta com 3.853 vagas ativas no programa, sendo 3.331 ocupadas e 71 em processo de preenchimento. Os profissionais atuam em 458 municípios e atendem cerca de 9,2 milhões de habitantes. Entre os que já estão em atividade, 961 trabalham em áreas de média vulnerabilidade e cinco em regiões de alta vulnerabilidade.
O Ministério da Saúde também incluiu São Paulo no primeiro edital de 2025 do programa, com previsão de contratação de 373 médicos. Os profissionais selecionados vão atuar em equipes de Saúde da Família. Do total, 150 municípios terão contratações imediatas e outros 360 formarão cadastro reserva. As inscrições devem ser feitas por gestores municipais até 24 de março, via sistema e-Gestor. O resultado do edital está previsto para 8 de abril.
Em nível nacional, o Mais Médicos dobrou o número de profissionais em atividade: passou de 13,1 mil em 2022 para 26 mil atualmente, beneficiando mais de 66 milhões de brasileiros.
Uma das ferramentas utilizadas para melhorar a eficiência do atendimento é o prontuário eletrônico e-SUS APS, que integra informações de pacientes entre a atenção primária e especializada, otimizando consultas, exames e tratamentos.
O Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), em andamento até 11 de abril, está capacitando 402 médicos formados no exterior, sendo 397 brasileiros e cinco estrangeiros. Do total, 52,7% são mulheres e 57 atuarão na saúde indígena. O módulo inclui aulas sobre o funcionamento do SUS e temas como equidade étnico-racial, saúde mental e o Bolsa Família. Para aprovação, os médicos devem atingir média mínima de 50%.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
#maismedicos #saude #saobernardo