MEDICINA DA USCS PARTICIPA DE AÇÃO SOCIAL DE DIA DAS MÃES COM MAIS DE 300 ATENDIMENTOS À COMUNIDADE

MEDICINA DA USCS PARTICIPA DE AÇÃO SOCIAL DE DIA DAS MÃES COM MAIS DE 300 ATENDIMENTOS À COMUNIDADE

No dia 10 de maio de 2025 (sábado), uma equipe do curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (campus Bela Vista – São Paulo), participou da ação social “Dia D: 1º Almoço das Mães no Bixiga”, organizada pela Rede Social do Centro, entidade da sociedade civil organizada, que atua com ações para a comunidade de diversos bairros da região central da cidade de São Paulo, em parceria com diversas entidades governamentais e não governamentais. O evento aconteceu na Arena Bela Vista. 

No evento, 50 estudantes da USCS, além da profissional formada em medicina pela Universidade, Adriele Badain, todos sob a supervisão da docente Thais Ruegger Jarrouge Bouças, responsável pelas Ligas Acadêmicas do curso, realizaram atendimentos em diversas áreas. Os estudantes, de diferentes semestres, organizaram-se em estações temáticas para a realização de exames e orientações com foco na prevenção de doenças e promoção da saúde. As estações foram: Saúde e Check-up, Primeiros Socorros, Saúde da Mulher, Corpo em Alerta, Acuidade Visual e Saúde da Criança. Ao todo, foram realizados cerca de 300 atendimentos. 

Alguns dos atendimentos realizados foram: teste de glicemia, medição de hipertensão arterial e de circunferência abdominal, manejo com queimaduras, abordagem e tira dúvidas sobre autismo, exame ocular, com teste de dificuldade e verificação de catarata (com encaminhamento para cirurgia), esclarecimentos sobre dores abdominais, autoexame de mamas, orientações sobre cuidados e higiene infantil e primeiros socorros, incluindo manobra cardiorrespiratória e nos casos de engasgo, além de informação sobre cuidados com antibióticos, seu uso correto e riscos da automedicação.

“Além dos benefícios diretos à comunidade atendida, ações como esta possuem um papel fundamental na formação dos futuros médicos. A vivência prática em contextos sociais diversos permite que os estudantes desenvolvam empatia, responsabilidade social e habilidades de comunicação com diferentes públicos. O contato direto com a realidade de muitas famílias promove uma compreensão mais ampla dos determinantes sociais da saúde, incentivando uma atuação médica mais humanizada e comprometida com a equidade” reforça Thais. Ela explica ainda que, para a comunidade, eventos como este proporcionam acesso a serviços de saúde, informação de qualidade e acolhimento — muitas vezes em locais onde esse acesso é limitado. A presença ativa da universidade em ações sociais fortalece os laços com a população e amplia o impacto positivo da educação superior na sociedade.

A estudante Carolina Baréa Kaestli dos Santos, do 5º semestre de medicina da USCS (campus Bela Vista – São Paulo), relata a importância de ter participado do evento: “Participar da organização e execução dessa ação social foi uma experiência muito gratificante. Um dos momentos mais marcantes para mim foi quando um senhor, com um olhar emocionado, me disse: ‘Obrigado por vocês existirem, obrigado por fazerem essas coisas por nós’. Essa frase resume perfeitamente o sentimento dessa vivência, a certeza de que estamos no caminho certo, colocando nossa formação a serviço da comunidade e aprendendo o verdadeiro significado da medicina!”.

Atividades como esta são realizadas ao menos duas vezes por ano, buscando levar benefícios às comunidades atendidas, seja nos atendimentos à saúde, ou na discussão de temas relevantes, orientando sobre a prevenção de doenças, sempre a promoção da saúde.

Sobre a Rede Social do Centro : A Rede Social do Centro é um grupo criado da articulação da sociedade civil organizada dos diversos bairros da região central da cidade de São Paulo. Tem como missão “Despertar a cidadania para um futuro melhor”. O grupo nasceu em 2010, após realizar o I Mutirão da Cidadania do Centro por força da iniciativa do Ministério Público Federal e parceiros, quando, visto o número de pessoas atendidas, todos os participantes sentiram a necessidade de continuar caminhando juntos, avaliando a própria ação, discutindo necessidades e propondo soluções para a região do centro da cidade de São Paulo.

Sobre os cursos de Medicina da USCS : O curso de Medicina da Universidade surgiu no contexto do Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, visando a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Medicina USCS utiliza como metodologia ativa a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL na sigla em inglês). Para intensificar esse contato com a comunidade, os estudantes da USCS têm a oportunidade de acumular experiências práticas desde o primeiro ano do curso. Além disso, os próprios médicos e enfermeiros da rede municipal também acompanham os estudantes durante essa atuação. Mais informações podem ser obtidas em https://uscs.edu.br/modalidade-de-ensino/graduacao-presencial/.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.