MÉDICO E CANDIDATO DE DIADEMA, DR. RICARDO YOSHIO DESTACA RELEVÂNCIA DO DEPUTADO FEDERAL
MÉDICO E CANDIDATO DE DIADEMA, DR. RICARDO YOSHIO DESTACA RELEVÂNCIA DO DEPUTADO FEDERAL clique aqui e ouça a matéria

“Afinal, por que é importante e o que faz um deputado federal?”, essas e outras perguntas voltam à tona sempre que a população está em vias de escolher seus representantes na Casa Legislativa, seja do Estado ou junto ao Governo Federal. De forma simples e resumida, Dr. Ricardo Yoshio explica: “todo deputado federal é eleito de modo democrático, a cada quatro anos e suas funções são basicamente sugerir, discutir sobre e aprovar leis, que podem até modificar a Constituição. O deputado federal também fiscaliza e, desse modo, controla as ações do presidente, governadores e prefeitos, esses que são do Poder Executivo. E tem mais, os deputados federais são os que aprovam o Orçamento da União, que entra em vigor no ano seguinte”, alerta. 

Por isso, embora a população assimile e observe mais sobre o Executivo, é importante ter em mente os trabalhos efetivos de um deputado federal e de que modo isso pode impactar na vida da população. 

Candidato ao Legislativo Federal, Dr. Ricardo Yoshio salienta outra função desse representante, junto à Brasília: obter emendas, que são programações orçamentárias, para atender municípios ou regiões, em suas demandas. “Trata-se de recursos financeiros que não são dos cofres municipais ou de um Estado diretamente, mas sim da União, por meio de instância federal e mais importante: são impositivos, chegam à localidade com a obrigação de serem aplicados às demandas prescritas para esses recursos”, explica. 

Atualmente, por meio do Portal da Transparência é possível ver quanto está empenhado ou pago sob a forma de emendas parlamentares, por todos os Estados e Distrito Federal: https://portaltransparencia.gov.br/emendas, assim como pelo site da Câmara dos Deputados, https://www.camara.leg.br/. Nesses estão listadas as atividades dos parlamentares, leis ou alterações às já vigentes, principais novidades, anúncio de emendas conquistadas e para quais locais essas estão sendo enviadas etc. “De forma prática, para nossa Diadema, um deputado federal pode ampliar recursos que vão gerar soluções à Saúde da cidade, para atrair mais empresas e fomentar a economia local, para proporcionar mais recursos à Segurança, para ampliar a segurança alimentar, para avançarmos à questão da causa animal, com mais serviços e um hospital municipal, entre outros setores que hoje necessitam de mais fôlego financeiro e capacidade maior à gestão”, frisa Dr. Ricardo Yoshio. 

Ex-vereador, por três mandatos em Diadema, e profundo conhecedor dos dilemas da cidade e dos desafios atuais das famílias e pessoas que moram ou circulam pela região, o doutor abraçou o desafio que, se eleito, tornará realidade à população ter seu 1º deputado federal. Mas vai além, por compreender que seu projeto é coletivo. “Em campanha, estamos atentos às deficiências de todo nosso Grande ABC e, também por isso, selei a parceria com nossa candidata à reeleição para deputada estadual, Carla Morando. É fundamental fortalecer nossa base nessa caminhada, compartilhar experiências para somarmos à população”, realça. 

Ambos são profissionais da Saúde, Dr. Ricardo Yoshio e Carla Morando, e citam investimentos já conquistados para Diadema a partir de emendas estaduais. “Foram R$ 680 mil à rede de saúde da cidade, incluindo uma ambulância; a unidade de reabilitação Lucy Montouro; a implantação do Bom Prato; Fábrica de Cultura; melhoria viária com as obras na área de divisa com São Bernardo, mais recursos ao armamento da Polícia da cidade”, listam os candidatos. 

SOBRE Dr. RICARDO YOSHIO – Além de 47 anos dedicados à Medicina, em Diadema e região, em paralelo, tornou-se voluntário no Instituto Cuidar de Todos, com mais de 68.400 serviços nos últimos 20 anos, entre consultas e exames de ultrassonografia, e mutirões por ultrassonografias de mamas ou de próstata, nos quais estimulou a doação de fraldas adultas e, assim, somando 400 unidades a cada edição. Esse volume é voltado aos doentes ou deficientes físicos que dependem desse item de higiene pessoal. Nessa trajetória, também já realizou mais de 30 mil partos. 

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content