MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA: SÃO BERNARDO LANÇA EDITAIS PARA SELECIONAR ARTISTAS E ARTESÃOS
O Mês da Consciência Negra, em novembro, será celebrado em São Bernardo com atividades dedicadas ao combate ao preconceito e à promoção da igualdade racial. Como parte das atividades, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, lançou na sexta-feira (11/10) editais públicos para selecionar artesãos e artistas que farão parte da programação do ‘Vozes Negras em Movimento’. Até domingo (19/10), mestres, coletivos, associações, entre outros grupos relacionados à cultura afro e afro-brasileira poderão se inscrever pelo site Mapa Cultural SBC (mapacultural.saobernardo.sp.gov.br/).
Foram disponibilizados pela Prefeitura, para o Mês da Consciência Negra, três editais de fomento a artistas e artesãos locais, sendo dois deles dedicados ao ‘Festival Vozes Negras em Movimento’, que ocorrerá entre os dias 20 e 23 de novembro, das 14h às 22h, nos Pavilhões dos Estúdios São Bernardo. Um dos chamamentos públicos (nº 12/2025) fará a seleção de empreendedores interessados em participar, como expositores, da área de artesanato e gastronomia do evento, com produtos artesanais. Serão disponibilizadas 20 tendas.
Também para o Festival, a Secretaria de Cultura abriu edital de fomento (nº 14/2025) para selecionar 36 atrações artísticas relacionadas às tradições e manifestações afro e afro-brasileiras, em diversas linguagens. Para este caso, serão disponibilizados R$ 2 mil por atração – que deve ser de São Bernardo.
“Os editais de seleção de artistas e artesão para a programação especial do Mês da Consciência Negra foram construídos pelo diálogo junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais. Foi a partir da retomada das atividades do Conselho, inclusive, que foi possível retomar a utilização de recursos do Fundo Municipal de Cultura para ações de fomento aos artistas da nossa cidade. Um momento emblemático, de representatividade e grande riqueza para a cultura de São Bernardo”, destacou a secretária municipal de Cultura, Samara Dinis.
OCUPAÇÃO CULTURAL – Além do ‘Festival Vozes Negras em Movimento’, ao longo de novembro, a Prefeitura promoverá atividades culturais, debates e ações de fortalecimento às políticas públicas de promoção à igualdade racial. A Secretaria de Cultura publicou, na última sexta-feira, edital (nº 13/2025) para a seleção de projetos realizados por artistas, grupos, coletivos, comunidades tradicionais, arte-educadores, mestres de culturas populares, entre outros, para apresentações na programação do Mês da Consciência Negra.
Há três categorias disponíveis: Ocupações Culturais em Parques da Cidade (Parque da Juventude, Parque Salvador Arena, Parque Chácara Silvestre ou DAJUV); Ações Culturais nas Bibliotecas; ou Ocupações Culturais em Territórios de Vulnerabilidade Social ou Periféricos. Serão selecionados 18 projetos, totalizando investimento de R$ 180 mil. As inscrições também serão realizadas, até 19 de outubro, pelo site Mapas Culturais SBC.
Para os três chamamentos, os inscritos deverão respeitar às regras estipuladas, incluindo perfil das propostas e apresentação de documentação. Os projetos e atrações cadastradas serão avaliados por comissão técnica de seleção, de acordo com o estabelecido pelos editais.