MORADOR DE SÃO BERNARDO HOMENAGEIA FILHO AUTISTA EM CORRIDA DA SÃO SILVESTRE

Neste Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, trazemos um vídeo emocionante de amor e superação. Gustavo Silva de Souza, morador do bairro Paulicéia, em São Bernardo, homenageou o filho Heitor Noah, de apenas 6 anos, durante a última corrida da São Silvestre, realizada em São Paulo, em dezembro de 2024. Ele participou da prova levando uma bandeira com o símbolo do autismo. A decisão de prestar a homenagem ao filho, diagnosticado com autismo nível 1 de suporte, surgiu por conta do amor e da motivação que recebe da criança para continuar correndo: “Vai correr, papai”, diz Heitor quando o vê muito tempo sem treinar.
Corredor há menos de um ano e já com oito provas no currículo, Gustavo afirma que tem aprendido muito com o filho e destaca que o autismo, assim como a corrida, apresenta desafios diários. “Da mesma forma que os corredores enfrentam suas próprias lutas, cada pessoa com autismo lida com seus próprios obstáculos”, explica. No início, Gustavo teve dificuldades para entender o Transtorno do Espectro Autista e demorou a aceitar o diagnóstico, mas, com a ajuda da terapia, passou a compreender melhor o filho.
A luta, segundo o pai, é diária e o inspira a refletir sobre a comparação com o mar: “Costumo dizer que o autismo é como o mar — tem dias que é tranquilo, mas tem dias que é agitado”, comenta. Neste 2 de abril, ele reforça, junto da mãe, Daniele Queiros, o apoio à causa. “Eu escolhi lutar por essa causa porque ela faz parte da minha vida e da vida do meu filho”, finaliza.