Os moradores do Jardim do Lago, na rua Ministro Frederico Barreto, na altura do número 281, procuram conscientizar, as pessoas e moradores da região que continuam jogando lixo irregular próximo de um ponto de ônibus do bairro. Segundo os moradores, mesmo com os dias de lixo na região sendo quarta e sexta-feira, e com uma placa da prefeitura em letras garrafais dizendo com o aviso “Proibido Jogar Lixo”, algumas pessoas continuam jogando lixo no local como descarte de madeiras, materiais recicláveis, sacos de entulhos e outros.

O enfermeiro James Fernandes Lemes, morador da região que faz reciclagem solidária com o filho para arrecadar dinheiro e comprar equipamentos hospitalares para doações é um dos afetados pelo ponto de descarte. Segundo ele à TV SBC, no local onde algumas pessoas jogam lixo, é inadequado, pois pela calçada transitam adultos e crianças e pode gerar a proliferação de pragas e vetores de endemias que podem colocar em risco a saúde pública.

Os populares ainda argumentam que o problema de descarte irregular já dura alguns meses no bairro e que já foi realizado um ofício a pedido para a Secretaria de Serviços Urbanos. Em São Bernardo existem 13 ecopontos para os moradores do município descartarem lixo e entulho e a Operação Bota-Fora, onde é realizado um serviço aos moradores, para se desfazer de entulhos como móveis velhos, colchões e utensílios domésticos. Ambos não atendem ao Jardim do Lago.

É importante ressaltar que o acúmulo de lixo descartado de forma irregular pode gerar diversos tipos de doenças para a população. Segundo a Lei Municipal 4974/2001, Decreto Municipal 19463/2015, jogar lixo e entulho em locais irregulares está sujeito à multa e apreensão. Denúncias podem ser realizadas pelo número: 0800 770 8156.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *.