MUTIRÃO EM SÃO BERNARDO AMPLIA ACESSO À VACINAÇÃO CONTRA DENGUE, INFLUENZA E FEBRE AMARELA

Mobilização se dará neste sábado em quatro UPAs da cidade, com o objetivo de facilitar a adesão da população aos imunizantes; atendimento será das 9h às 17h
A Prefeitura de São Bernardo realiza neste sábado (5/4) um mutirão de vacinação contra dengue, influenza e febre amarela, em quatro UPAs do município. A ação ocorrerá das 9h às 17h, nas seguintes unidades:
- UPA Baeta Neves
- UPA União/Alvarenga
- UPA Demarchi
- UPA Silvina/Ferrazópolis
Coordenada pela Secretaria de Saúde de São Bernardo, a mobilização tem como objetivo facilitar o acesso da população às vacinas, especialmente para quem tem dificuldade de comparecer durante a semana.
Públicos-alvo:
- Vacina da dengue: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
- Vacina contra a influenza: idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com comorbidades e população indígena
- Vacina contra febre amarela: todas as pessoas a partir de 9 meses que ainda não foram imunizadas
“É mais uma medida para ampliar a vacinação na nossa cidade. Sabemos que para algumas pessoas, mesmo com horário expandido nas UBSs, a semana é muito corrida. Por isso, estamos disponibilizando a vacinação em quatro UPAs, para facilitar o acesso do morador de São Bernardo”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.
Todos contra a dengue
A mobilização contra a dengue é uma das prioridades da gestão municipal. Além da vacinação em todas as UBSs, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) intensifica as ações de prevenção com:
- Vistorias casa a casa
- Aplicação de larvicidas com drones
- Nebulização para eliminação de mosquitos adultos Aedes aegypti
Todas as UBSs e UPAs de São Bernardo oferecem testes rápidos para identificar casos de dengue. A população deve ficar atenta a sintomas como:
- Febre alta (acima de 38,5°C)
- Dor de cabeça intensa
- Dores musculares e articulares
- Náuseas, vômitos, manchas vermelhas no corpo
- Dor ao movimentar os olhos e falta de apetite
Diante de qualquer um desses sinais, é fundamental procurar um serviço de saúde.
#vacinação
#todocontradengue
#saobernardo