NEGOCIAÇÃO DE SÃO BERNARDO ANTECIPA ENTREGA DA BALSA JOÃO BASSO PARA QUARTA (12/2) E RETOMA AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE
![NEGOCIAÇÃO DE SÃO BERNARDO ANTECIPA ENTREGA DA BALSA JOÃO BASSO PARA QUARTA (12/2) E RETOMA AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_glossy,ret_img,w_2560,h_1440/https://tvsaobernardo.com/wp-content/uploads/2025/02/240227_Balsa-scaled.jpg)
Com acordo firmado para acelerar manutenção, Emae conclui intervenções e operação será retomada nesta quarta-feira
A Prefeitura de São Bernardo, por meio de negociação direta do prefeito Marcelo Lima, antecipou a entrega da Balsa João Basso, que liga o Riacho Grande ao bairro Tatetos. A embarcação, que estava em manutenção obrigatória, terá seu funcionamento retomado nesta quarta-feira (12/2), após acordo com a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia SA). O prazo de revisão, que inicialmente variava entre três e quatro meses, foi reduzido para 35 dias.
Com a volta da balsa principal, será retomada a capacidade de transporte de 400 pessoas e 40 veículos por viagem, restabelecendo o serviço nos mesmos moldes anteriores à manutenção. A embarcação reserva, utilizada desde 8 de janeiro, comportava 300 passageiros e 23 veículos.
A manutenção obrigatória da balsa segue protocolo da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos, sendo realizada a cada cinco anos para garantir a segurança na travessia da Represa Billings.
“Fizemos uma interlocução direta com a Emae para minimizar, ao máximo, o impacto desta manutenção necessária na balsa, fundamental para a segurança da população. Mediante essa atuação, passando, inclusive, por diálogo com o governo do Estado, conseguimos antecipar o prazo para menos da metade do que estava estimado pela companhia. Desta forma, como resultado, temos a volta em tempo célere da embarcação de maior capacidade e com garantia de serviço mais eficiente”, destacou o prefeito Marcelo Lima.
O diretor de geração da Emae, Genésio Betiol, afirmou que a empresa investiu esforços para acelerar a manutenção, contratando mais equipes e operando em três turnos seguidos. “Trabalhamos ininterruptamente para reduzir o tempo de reparo e concluir o serviço com qualidade, eficácia e segurança, retornando às atividades antes da data prevista.”
A revisão já foi concluída e, nesta terça-feira (11/2), a embarcação passa pelos últimos testes antes de voltar à operação.
#Transporte #MobilidadeUrbana #saobernardo