NEXT MOBILIDADE INAUGURA PRIMEIRA FLORESTA URBANA LINEAR DO BRASIL COM PLANTIO DE 600 MUDAS NESTE SÁBADO
Neste sábado (9/11), a Next Mobilidade inaugura o 1º Inventário de Floresta Urbana Linear em corredor de ônibus no Brasil com o plantio de 600 novas árvores no Corredor ABD. O evento será realizado às 8h na sede da Next Mobilidade, localizada na Rua Joaquim Casemiro, 290, Bairro Planalto, em São Bernardo do Campo, e contará com a participação de moradores e voluntários que poderão adotar e acompanhar o crescimento das árvores por meio de QR Codes.
INVENTÁRIO E TECNOLOGIAS INOVADORAS
O inventário, que faz parte do projeto Corredor Verde iniciado em 2008, utiliza tecnologias de monitoramento via satélite e rastreamento digital para fornecer informações precisas e auditáveis sobre cada árvore. Atualmente, o Corredor ABD conta com um acervo de quase 12 mil árvores cadastradas. Para explorar detalhes do inventário, acesse o mapa 3D interativo.
IMPORTÂNCIA AMBIENTAL E DIVERSIDADE
O Corredor ABD, que conecta cidades da região metropolitana de São Paulo, como São Bernardo, Santo André, Diadema e Mauá, abriga mais de 140 espécies nativas da Mata Atlântica. Entre as espécies destacadas estão manacás-da-serra, ipês (amarelo, rosa e branco), quaresmeiras e sibipirunas. O inventário também inclui 15 espécies ameaçadas de extinção, como pau-brasil, jatobá e jacarandá-paulista.
PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO
Os participantes do evento poderão plantar uma árvore e receber informações detalhadas sobre a espécie, incluindo suas utilidades e características botânicas. As mudas plantadas receberão etiquetas biodegradáveis com QR Codes exclusivos para rastreamento. A plataforma permite que qualquer pessoa acompanhe a evolução de sua árvore em dispositivos conectados, como smartphones e computadores.
LOCAIS DE PLANTIO
O plantio acontecerá nos seguintes pontos do Corredor ABD:
- Avenida Brigadeiro Faria Lima – São Bernardo do Campo: Entre as paradas Matriz e o Terminal do Paço Municipal.
- Avenida Piraporinha – São Bernardo do Campo: Entre as paradas Anchieta e Planalto.
- Avenida Piraporinha – Diadema: Entre as paradas Indústrias e Nogueira.
- Avenida Conceição – Diadema: Entre o terminal Diadema e a Parada Divisa.
- Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira – São Paulo: Entre as paradas Divisa e Cidade Vargas.
AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE
A Floresta Urbana Linear faz parte de um programa de sustentabilidade mais amplo, que inclui:
- Descarbonização do transporte coletivo: Com 94 trólebus elétricos, que reduziram 215 milhões de toneladas de CO2 nos últimos 15 anos.
- Reaproveitamento de resíduos verdes: Equipe de 17 jardineiros recolhe cerca de 200 sacos/dia de resíduos, que são transformados em adubo orgânico.
- Reuso de água: A empresa reutiliza 35 mil litros de água por dia, somando 13,5 milhões de litros em 2023 e 157 milhões de litros desde 2010.
MENOS CONCRETO, MAIS VERDE
A Next Mobilidade também removerá cerca de 200 placas de concreto de 1m², substituindo-as por árvores para aumentar a permeabilidade do solo e auxiliar na absorção da água da chuva. Essa prática contribui para o sequestro de carbono, com cada grupo de sete árvores capaz de capturar até uma tonelada de CO2 em 20 anos.
BENEFÍCIOS PARA A COMUNIDADE
Além de beneficiar o meio ambiente, o projeto melhora a qualidade de vida dos moradores da região. Florestas urbanas ajudam a criar espaços de regeneração e a preservar as espécies nativas, promovendo a biodiversidade e mitigando os impactos das mudanças climáticas.
Para mais detalhes, visite o site do inventário de floresta urbana.