NO NOVEMBRO AZUL, SÃO BERNARDO INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC
NO NOVEMBRO AZUL, SÃO BERNARDO INTENSIFICA AÇÕES DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA, TV São Bernardo - Notícias de São Bernardo do Campo - TVSBC clique aqui e ouça a matéria

UBSs da rede municipal realizam atividades voltadas à conscientização sobre a doença, incluindo busca ativa de casos e ampliação da oferta de exames

Mês que concentra as ações voltadas ao combate do câncer da próstata, o Novembro Azul vai reforçar a oferta de serviços de saúde do homem nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo, por meio da ampliação dos exames e consultas e outros procedimentos, além de busca ativa de pacientes e palestras orientativas sobre as principais doenças que mais acometem o público masculino, como o câncer de próstata, a diabetes, a hipertensão, a obesidade, entre outras.

“O preconceito em torno de exames de próstata e a dificuldade em manter a frequência de consultas e exames anuais estão entre os fatores que geralmente afastam os homens do consultório e, consequentemente, da oportunidade de prevenção. Só que a maioria dos cânceres, quando detectados precocemente, têm altas chances de cura. Logo, o Novembro Azul é mais uma chance que todo homem tem para priorizar a ida à UBS mais próxima. Vamos nos cuidar”, frisa Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde de São Bernardo.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2019 e 2021, o País ultrapassou 47 mil óbitos por causa de tumor na próstata, sendo 16.055 desses só em 2021, o que revela cerca de 44 mortes por dia. Os números do INCA (Instituto Nacional do Câncer) também reforçam o alerta, pois se espera mais de 65.800 novos casos de câncer desse tipo neste ano. Em São Bernardo, a neoplasia maligna da próstata registrou 67 casos em 2020, 92 diagnósticos em 2021 e, de janeiro até outubro deste ano, foram 109 pacientes em tratamento.

SINTOMAS – Na maioria dos casos, o câncer da próstata se manifesta quando está mais avançado no organismo, por isso, exames anuais e consultas ao médico são fundamentais para evitar ou identificar quaisquer diferenças nesse e em outros órgãos. Os principais sintomas são dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar muitas vezes ao dia. Mas os homens precisam ainda se atentar a outros males que podem comprometer a saúde, como hipertensão, diabetes, sobrepeso ou obesidade, entre outros.

DIA D – A programação pela saúde masculina traz, ainda, o Dia D do Novembro Azul, marcado para o dia 26 de novembro, com equipes da saúde reforçadas em sete UBSs localizadas em pontos estratégicos da cidade: Paulicéia, Baeta Neves, Santa Terezinha, Vila Euclides, Vila Rosa, Orquídeas e Finco. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h, sob demanda livre para exames da próstata, além de palestras. Na UBS Orquídeas, pacientes poderão participar de rodas de conversa sobre as doenças que mais acometem os homens e receber atendimentos individuais. A busca ativa por casos, orientações sobre tabagismo e outros cuidados inerentes ao homem farão parte da agenda na UBS Finco. Para participar, basta o munícipe ir até a UBS mais próxima de sua casa e apresentar um documento com foto, acompanhado da carteirinha da UBS.

ILUMINAÇÃO ESPECIAL – Para celebrar o mês da conscientização contra o câncer de próstata, o Paço Municipal recebeu iluminação especial em azul. A decoração ficará exposta durante todo o mês de novembro, como forma de alertar o público masculino sobre a importância dos exames preventivos.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.

Skip to content