NOVO MAMÓGRAFO AMPLIA CAPACIDADE DE EXAMES EM DIADEMA

NOVO MAMÓGRAFO AMPLIA CAPACIDADE DE EXAMES EM DIADEMA

Desde o dia 10 de maio, a Prefeitura de Diadema conta com um novo mamógrafo digital no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde. O equipamento tem capacidade para realizar até 1.500 exames por mês, mais que o dobro do volume anterior, que era de 700 exames mensais.

“Com esse avanço, vamos diminuir o tempo entre a solicitação e a realização do exame, permitindo um monitoramento da saúde ou o diagnóstico precoce do câncer de mama ou outra alteração, o que impacta positivamente no prognóstico da doença e na qualidade de vida da paciente”, destacou o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento.

O novo aparelho permite o agendamento de até 60 exames por dia de atendimento. A empresa contratada para prestar o serviço realizou a substituição do antigo equipamento por um modelo com tecnologia de ponta e é também responsável pela equipe que atende as pacientes. “O anterior não comportava a realização de grande quantidade de exames, pois sobrecarregava o aparelho e quebrava com frequência. Agora, é possível disponibilizar o exame para a população e atender a demanda de forma contínua”, complementou o secretário adjunto, Gustavo Tomaz.

Sobre o exame

A mamografia é um exame fundamental para a detecção precoce de lesões no tecido mamário, mesmo antes do surgimento de sintomas. Ela aumenta as chances de cura e é recomendada como parte da rotina de prevenção e rastreamento para mulheres a partir dos 40 anos de idade, ou conforme indicação médica.

Para realizar o exame, é necessária solicitação médica. O pedido é enviado para a Divisão de Regulação, Auditoria, Avaliação e Controle (DRAAC), que agenda o procedimento conforme a prioridade, urgência e disponibilidade de vagas. A classificação considera critérios clínicos, idade, prognóstico e condições sociais para garantir equidade no atendimento.

Atendimentos recentes

Entre os dias 1º e 12 de abril, Diadema também recebeu a Carreta do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, que realizou gratuitamente mais de 500 mamografias no município.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.