NOVO MODELO AGILIZA ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SÃO BERNARDO

Sistema Fast Track, que conta com médico exclusivo para casos de menor gravidade e avaliação de risco no acolhimento, qualifica consultas e reduz o tempo de espera
Com foco na modernização da assistência e na qualificação do atendimento, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, está implantando o sistema Fast Track no Hospital de Urgência e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do município. O modelo prevê um médico exclusivo para pacientes de menor complexidade, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência no fluxo de consultas.
A implantação teve início na última terça-feira (12/11) na UPA São Pedro. O método já está em operação na UPA União e segue em fase final de implementação no Hospital de Urgência. O modelo será expandido gradativamente para toda a rede municipal de urgência e emergência. Para isso, houve readequação das equipes, garantindo que o médico do Fast Track atenda os casos indicados sem comprometer o atendimento geral.
O diretor técnico do Hospital de Urgência, Fábio Silveira, explica que o modelo já é aplicado com sucesso em diversas cidades e estados do Brasil, além de países como Portugal, e tem se mostrado eficaz na redução do tempo de espera nos serviços de urgência. “O Fast Track conta com um médico dedicado aos casos de menor complexidade, que muitas vezes são justamente os que acumulam maior tempo de espera”, detalhou.
O secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, afirma que a mudança só foi possível com o reforço no quadro de médicos da urgência e emergência. “Com planejamento e boa gestão, estamos transformando a saúde em São Bernardo. Reconstruímos a UPA São Pedro e entregamos uma unidade moderna, garantindo dignidade para equipes e usuários. É assim, sob a liderança do prefeito Marcelo Lima, que seguimos fazendo de São Bernardo uma cidade cada dia melhor”, afirmou.
NÚMEROS COMPROVAM A AGILIDADE — Os resultados já podem ser observados na prática. Dados da UPA União, compilados pelo Departamento de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, mostram que, na semana anterior à implantação do Fast Track, o tempo médio de espera variava de 45 minutos a 1h25. Após a adoção do sistema, esse tempo caiu para apenas 7 a 12 minutos.
São Bernardo possui uma das maiores estruturas de urgência e emergência da região, com nove UPAs, um Pronto Atendimento (Taboão) e o Hospital de Urgência. Desde 1º de janeiro, em decisão considerada corajosa e acertada pelo prefeito Marcelo Lima, o HU passou a atender em livre demanda no pronto-socorro. No primeiro semestre de 2025, a rede municipal realizou mais de 2,2 milhões de atendimentos, média de 524 por hora. Apenas o HU registrou aumento de 300% nos atendimentos em relação ao mesmo período do ano anterior.
