O QUE TIROU A VIDA DE MEIA TONELADA DE PEIXES NA REPRESA BILLINGS? CASO SEGUE SEM RESPOSTAS

O QUE TIROU A VIDA DE MEIA TONELADA DE PEIXES NA REPRESA BILLINGS? CASO SEGUE SEM RESPOSTAS

Entre os dias 9 e 10 de setembro, cerca de 500 kg de peixes foram encontrados sem vida na represa Billings. Até agora, as causas não foram esclarecidas, deixando os moradores preocupados. Após denúncia de que a Sabesp teria jogado na água um produto para conter as algas e isso teria provocado a mortandade de peixes mais sensíveis, como é o caso dos lambaris, nosso canal entrou em contato com a Companhia para confirmar os fatos, mas a resposta foi genérica sem entrar em detalhes sobre o respectivo questionamento.

“Técnicos da Cetesb realizaram coleta para avaliar a qualidade da água no local. Os resultados das análises estão previstos para as próximas semanas. Quanto à coloração esverdeada da água na Billings, a causa mais provável é a floração de algas, causada pela baixa vazão, somada ao excesso de nutrientes e condições climáticas desfavoráveis, fenômeno que vem sendo observado também em outros reservatórios e rios. De acordo com a Sabesp, a qualidade da água na captação no Rio Grande, braço separado do corpo da represa, permanece inalterada, garantindo a potabilidade da água fornecida”, informou a secretaria do Meio Ambiente em conjunto com a Sabesp.

Diante dessa resposta, uma das principais dúvidas é se a empresa utilizou ou não algum produto químico na represa para controlar as algas, já que os peixes foram encontrados próximos a um ponto de captação de água.

Além disso, questionamos se houve algum estudo ou análise sobre o impacto desse possível uso de produtos químicos na fauna da represa. Mesmo após novas cobranças, não recebemos explicações concretas.

Embora a Sabesp tenha garantido que a qualidade da água captada no Rio Grande, braço separado da Billings, não foi afetada, o mistério sobre a mortandade dos peixes na represa continua, gerando preocupação na população.

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.