OLHARES DA BILLINGS MARCA CENTENÁRIO DA REPRESA COM DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

OLHARES DA BILLINGS MARCA CENTENÁRIO DA REPRESA COM DEBATE SOBRE SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Evento em São Bernardo reunirá especialistas para discutir desafios e oportunidades do reservatório, no mês em que o manancial completou 100 anos

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, em parceria com a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, promove o evento Olhares da Billings. O encontro, ainda no mês do centenário da represa, comemorado em 27 de março, ocorrerá na próxima segunda-feira (31/3), das 14h às 17h, reunindo especialistas para discutir as diversas dimensões que envolvem o reservatório. O debate abordará tanto o potencial ambiental da represa quanto os desafios para sua preservação e o impacto na qualidade de vida da população.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal em reposicionar a agenda ambiental como prioridade e realizar um amplo debate sobre o futuro da Billings. O evento vai concentrar representantes do poder público, ambientalistas e demais setores da sociedade para discutir os múltiplos usos da represa e as estratégias para sua conservação. A participação no Olhares da Billings é gratuita e voltada a todos os interessados em contribuir para a preservação e o futuro sustentável da represa e da cidade.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Ruth Cristina Ramos, destacou a importância desse diálogo para a construção de uma cidade mais sustentável. “Esse evento reflete o compromisso do nosso município com a sustentabilidade. A Billings não é apenas um recurso natural, mas uma área que exige o olhar atento de todos, desde o poder público até os pescadores e ambientalistas. Olhares da Billings é uma oportunidade para abrirmos um canal de diálogo com a sociedade e entender os múltiplos usos e perspectivas em torno da represa”, afirmou.

Entre os palestrantes confirmados estão: José Carlos Barbosa Dias, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de São Bernardo, Vanderlea Rochumback Dias, diretora-presidente da Colônia de Pescadores Z-17, e Virgílio Alcides de Farias, advogado especialista em direito ambiental e assessor jurídico do MDV do ABC.

Além de debater os desafios ambientais da Billings, o evento também servirá como prévia para a apresentação da escola de licenciamento ambiental, um projeto inovador da gestão municipal que visa capacitar profissionais e a população sobre práticas sustentáveis e gestão ambiental.

SERVIÇO:

Data: 31 de março de 2025

Horário: das 14h às 17h

Local: Faculdade de Direito de São Bernardo – Rua Java, 425, Jardim do Mar, São Bernardo.

Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Comente

Seu email não irá ser publicado Preencha os campos marcados com *.