OMASP 2025: EDUCAÇÃO PREMIA 8.224 ESTUDANTES DO ABC COM MEDALHAS DE OURO, PRATA E BRONZE

2ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo foi aplicada entre os dias 5 e 7 de maio
Participantes da 2ª edição da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (Omasp) já podem conferir o resultado das provas aplicadas no início do mês. A Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) divulgou nesta terça-feira (20) os vencedores por escola e nível. Neste ano, mais de 122,7 mil estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio conquistaram uma medalha.
No ABC, serão distribuídas 8.224 medalhas, sendo 986 de ouro, 2.303 de prata e 4.935 de bronze. Assim como no primeiro ano do projeto, em 2024, a proposta é reconhecer o desempenho de estudantes de todas as cidades paulistas. Para isso, foram selecionados 5% dos estudantes com as melhores notas por município.
As escolas podem conferir o resultado na página da Secretaria Escolar Digital em Diário de Classe/Olimpíadas/Relatório de classificação. Foram selecionados para a segunda fase 792,5 mil alunos.
Além dos estudantes, professores, escolas e diretorias também serão premiadas. O “troféu olímpico” será entregue às Diretorias de Ensino que atingirem 90% ou mais de participação de alunos ou se tiverem uma participação maior que a edição anterior. Nos próximos meses, cada uma das 91 diretorias de ensino organizará a premiação com estudantes de cada região.
Etapas da Omasp
A Omasp é dividida em duas fases. A primeira etapa é eliminatória. A partir da Prova Paulista do 1º bimestre, aplicada no início de abril, foram classificados 30% estudantes de cada ano ou série que tiverem as melhores pontuações nas questões de matemática, de cada escola.
Na segunda etapa, os candidatos tiveram o desafio de resolver 20 questões de múltipla escolha, on-line, focadas no raciocínio lógico e na análise de práticas matemáticas relacionadas à vida cotidiana, em formato similar a de competições como a Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). O nível de dificuldade de cada item variou de acordo com o ano ou série do aluno.
Para o segundo semestre, está prevista a terceira e última etapa da Omasp. Serão convocados todos os medalhistas de ouro da fase municipal. Esses estudantes terão acesso a um treinamento especial com aulas intensivas de matemática com professores especialistas em olimpíadas. Para os medalhistas de ouro, ainda estão previstos convites para participação na OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática).
#educacao
#omasp2025
#saobernardo
Foto Alunas premiadas na 1ª edição da Omasp, em 2024. Foto: Rogério Cassimiro/EducaçãoSP